Publicada em 16/03/2020, às 19h48

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: Casa do Cidadão suspende eventos e altera atendimentos de serviços


Leonardo Silveira
Atendimento no PROCON Municipal na Casa do Cidadão
Atendimento presencial no Procon Vitória está mantido

Para evitar possíveis contaminações do novo coronavírus, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) adotou medidas que alteram o atendimento dos serviços que funcionam no Centro Integrado de Cidadania (CIC), mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé.

Além disso, foram suspensos cursos, oficinas, palestras e eventos até o dia 31 de março. O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, explicou que as medidas estão sendo tomadas de forma preventiva para evitar a aglomeração de pessoas.

"No entanto, se o munícipe precisar do atendimento presencial, nós estaremos aqui para atendê-lo. Mas a nossa orientação é para que ele resolva suas demandas pelos canais alternativos que disponibilizamos e, com isso, evitar menor circulação de pessoas por conta do coronavírus".

Confira abaixo como fica o funcionamento:

Procon Vitória

O atendimento presencial está mantido, mas a orientação é para que a população evite comparecer pessoalmente ao Procon Vitória. As demandas do órgão podem ser realizadas por meio do aplicativo Procon Vitória.

Telefone úteis do Procon Vitória:
Atendimento 3382-5545/3382-5537
Cartório 3382-5440
Fiscalização 3382-5541
Gerência 3382-5540

Sine Vitória

O atendimento presencial está mantido, mas a orientação é para que a população evite comparecer pessoalmente ao Sine. As demandas do órgão, como vagas de emprego e auxílio-desemprego, podem ser realizadas por meio do aplicativo Sine Fácil, do Governo Federal, ou pela ferramenta Trabalha Vix, disponibilizada no portal da Prefeitura. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3132-5310.

Emissão de documentos

O agendamento para novos serviços de emissão de documentos está temporariamente suspenso. Os que já estão agendados serão mantidos.

Vitória Acolhe

O atendimento no Vitória Acolhe será feito apenas em casos de urgências. As pessoas que precisarem do serviço deverão ligar previamente para o espaço para receber as orientações necessárias. O telefone é 3382-5476.

Cramsv

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência também manterá os atendimentos de urgência. As pessoas que precisarem do serviço deverão ligar previamente para o espaço para receber as orientações necessárias. O telefone é o 3382-5464.

Telecentro

Os Telecentros que funcionam na Casa do Cidadão e em outros espaços do município vão funcionar apenas para a realização de agendamento de serviços. O uso livre para acesso à internet e do computador está suspenso. Além disso, haverá limite de vagas reduzido dentro das salas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-5313.

Eventos

A realização de eventos de grande aglomeração de pessoas, como cursos, oficinas e atividades realizadas nos equipamentos (Odomodê, Casa da Juventude e CRJ Itinerante), também está suspensa.

Na próxima quinta-feira (19), seria lançado na Casa do Cidadão o Programa Estágio Cidadão. A iniciativa vai ofertar oportunidade de estágio na prefeitura para adolescente de 16 a 18 anos de idade que vivem em territórios de vulnerabilidade social. A programação, no entanto, também foi adiada e uma nova data será divulgada em breve.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)