Publicada em 13/08/2020, às 15h19 | Atualizada em 13/08/2020, às 15h23

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: Educação Ambiental alcançou 4,5 mil pessoas durante a pandemia


Divulgação Semmam
Quiz Educação Ambiental
Quiz sobre os ambientes de Vitória foi uma das atividades desenvolvidas pela Gerência de Educação Ambiental (ampliar)

Com ações on-line, como reuniões com parceiros e escolas, palestras, exposição, jogos, campanhas educativas, vídeos e seminários, a Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) alcançou 4,5 mil pessoas desde o início da pandemia do coronavírus, em março. 

Seminários e formações

Foram dois seminários realizados em parceria com o Ifes Vitória: um em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, tratando da temática da Educação Ambiental em tempos de Covid-19, e outro sobre o Dia Mundial do Manguezal, alcançando um público de 2,8 mil pessoas. 

Também aconteceram formações on-line para servidores da Gerência de Educação Ambiental e professores, abrangendo mais de 200 pessoas.

Desafios

Os educadores ambientais criaram também desafios on-line que possibilitaram produzir e testar conhecimentos de diferentes gerações a partir de perguntas e respostas objetivas sobre os ambientes naturais e urbanos de Vitória, como a Mata Atlântica, os manguezais, a Mata Paludosa, a restinga, o Parque Pedra da Cebola, a questão dos resíduos, entre outras questões.

Também foram feitos quatro jogos educativos gigantes envolvendo as temáticas de água e resíduos: três são em forma de trilha, em que os alunos são as próprias peças do jogo, e o outro é um tabuleiro gigante, no qualos participantes são levados a descobrir e refletir sobre a quantidade de água que é gasta para fabricarmos diversos produtos no cotidiano.

Campanhas e vídeos

De março a agosto, foram realizadas sete campanhas educativas virtuais nas redes sociais da Prefeitura de Vitória sobre resíduos, guarda responsável de animais domésticos, Mata Atlântica e manguezal. Outra inovação foi a exposição virtual "Mata Atlântica de Vitória: Diversidade nas Paisagens em múltiplos Olhares".

Dia do Manguezal
Divulgação Semmam
Confecção de vasos de flores
Vídeos da Educação Ambiental ensinam moradores a reaproveitar materiais que seriam descartados para a produção de diferentes peças (ampliar)

Com o objetivo de sensibilizar a população para o reaproveitamento de materiais, consumo consciente e diminuição da produção de resíduos que seriam descartados no meio ambiente, foram produzidos 10 vídeos educativos, dos mais variados temas: confecção de pufes, produção de minicomposteira, uso de chorume como biofertilizante para plantas, confecção de vaso autoirrigável, bolsas e argolas. 

Processos educativos e reuniões

Os Centros de Educação Ambiental estão desenvolvendo processos educativos on-line com instituições de ensino e condomínios, abrangendo mais de 500 alunos e 200 moradores.

Nesse período, aconteceram 19 reuniões on-line com instituições parceiras para planejamento de estratégias.

Documentos

Documentos importantes que são marcos regulatórios da Educação Ambiental também foram pautas importantes nesse período: revisão e atualização dos Projetos Político-Pedagógicos dos Centros de Educação Ambiental (CEAs) e o Programa Municipal de Educação Ambiental.

Dedicação 

"Ao longo desses meses, nos dedicamos a planejar, elaborar, criar e colocar em prática ações de Educação Ambiental de forma virtual, eficiente e efetiva. Muitos foram as dificuldades enfrentadas e vencidas com muito comprometimento e vontade de uma equipe que queria realizar o melhor. Tudo que foi criado e produzido também será utilizado quando pudermos retomar o trabalho de forma segura na modalidade presencial. A pandemia nos aproximou da tecnologia e nos fez incorporar essa ferramenta tão essencial nos dias de hoje e para o futuro", afirmou a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, a Educação Ambiental está se reinventando a todo tempo e buscando estratégias para o desenvolvimento de ações que evam conhecimento para uma relação harmônica entre o homem e o meio ambiente.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)