Publicada em 31/03/2020, às 15h03

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: equipamentos de proteção nos trabalhos de poda na cidade


Divulgação Semmam
Poda de grama
Trabalhadores usam Equipamentos de Proteção Individual nos serviços de manutenção das áreas verdes na capital (ampliar)

As equipes de poda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) estão efetuando os serviços essenciais de manutenção de áreas verdes, como poda de gramado e manejo de árvores, usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s).

Os trabalhos são feitos de acordo com a urgência e a viabilidade técnica nas vias públicas e nos parques de Vitória. 

A poda de grama é considerada um serviço primordial, pois, além de melhorar o aspecto ambiental, evita que o gramado concorra com outras plantas do paisagismo, previne a destinação inadequada de resíduos nos jardins públicos e, especialmente, previne a proliferação de doenças e pragas, como mosquitos vetores de doenças.

"A poda de grama é mantida para evitar não somente impactos relacionados à qualidade ambiental, mas também evitar problemas de saúde pública", disse o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Proteção

A gerente de Áreas Verdes da Semmam, Giselle Guimarães, destaca que todas as equipes estão seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A empresa contratada para manutenção de áreas verdes elaborou um Plano de Contingência visando à prestação segura e eficiente desses serviços no dia a dia para a contenção da transmissão do novo vírus e preservando o meio ambiente".

Cuidados

A empresa contratada para manutenção de áreas verdes adotou as seguintes medidas e orientações:

• Afastamento dos empregados dos grupos de risco (idosos, doenças crônicas, grávidas e lactantes);

• Orientações sobre a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) já determinados para a operação rotineira e adoção dos padrões de higienização para as suas atividades, além de evitar tocar os olhos, nariz e boca;

• Orientações sobre a verificação constante dos EPIs, principalmente as luvas, e substituir imediatamente aquelas que apresentarem qualquer dano;

• Reprogramação dos turnos e jornadas das equipes, para evitar aglomerações nas garagens e locais de início e fim das atividades;

• Intensificação da higiene dos EPIs, vestiários, refeitórios, veículos e demais locais de trabalho;

• Reforço dos estoques de insumos básicos para a continuidade da prestação dos serviços.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)