Publicada em 22/03/2020, às 14h35 | Atualizada em 23/03/2020, às 13h10

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: feiras livres presenciais suspensas a partir de segunda-feira


Wilbert Suave Silva
Inauguração feira Livre de Andorinhas
As feiras foram suspensas como mais uma das medidas para conter a proliferação do Coronavírus

A Prefeitura de Vitória decidiu suspender a realização das feiras livres presenciais a partir desta segunda-feira (23). O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas. Esta é mais uma das medidas adotadas pela administração municipal para garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos munícipes. Os feirantes podem fazer suas vendas e entregas de forma on-line e pelo Whatsapp.

"Nós tomamos uma medida de reorganizar a partir de uma orientação da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória para evitar a transmissão do coronavírus de pessoa para pessoa. Uma forma de continuar vendendo e entregando os produtos pode ser pelos meios digitais, como Whatsapp. Estamos num momento em que a única saída contra a proliferação do vírus, nessa fase silenciosa, é ficar em casa", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

E completou: "Por isso, nós vamos, a partir desta segunda-feira (23), estimular as feiras livres através de entregas a domicílio por um período que nós sentirmos que é seguro, seguindo as normas do Ministério da Saúde".

Para evitar aglomeração, a Prefeitura está recomendando que os feirantes façam as vendas por aplicativos e entrega a domicílio. Segundo o prefeito, é a saída para o comércio de alimentos, bares e restaurantes.

"Dessa forma, a gente pode permitir a movimentação dos feirantes nesse momento. Eu peço desculpas a todos, mas a experiência mundial mostra que onde as cidades, Estados e países estão demorando a tomar as decisões, o preço é muito caro. Então, a gente quer tomar essas medidas com antecedência pra ter a certeza que nós estamos tomando a decisão mais segura em relação à vida de todas as famílias. E tenho certeza que nós vamos ter um momento mais rápido de travessia desse período difícil pra todos nós. Muito obrigado pela compreensão, e a cada minuto nós podemos tomar mais decisões como estamos fazendo", disse Luciano.

Segurança

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel, frisou que as medidas têm o intuito de levar segurança aos munícipes. "Estamos acompanhando a situação, avaliando e tomando decisões a cada momento junto com o prefeito Luciano. A situação é grave, e precisamos manter as pessoas o máximo possível em casa, que é a melhor forma de combater o vírus. Paralisar as feiras presenciais, nesse contexto, é uma forma de proteger a população", afirmou.

Recomendações

A Prefeitura orienta que os feirantes possam disponibilizar serviços de entrega em domícilio e que estejam em contato com os clientes por meio de Whatsapp, de forma a garantir a renda e evitar uma possível proliferação do coronavírus.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)