Publicada em 22/03/2020, às 18h19 | Atualizada em 22/03/2020, às 18h19

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Melissa Künsch

Coronavírus: "Foco nos idosos", alerta ministro da Saúde em videoconferência


Divulgação PMV
Coronavírus: Videoconferência com presidente Bolsonaro
Videoconferência realizada na manhã deste domingo tratou sobre medidas para conter o avanço do coronavírus

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, participaram de uma videoconferência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, no fim da manhã deste domingo (22). A reunião teve como objetivo tratar sobre medidas que possam conter o avanço do coronavírus. Sobre o tema, o ministro alertou para o perigo aos maiores de 60 anos: "Foco nos idosos".

"A maior parte dos doentes graves que utiliza o sistema hospitalar é de pacientes idosos. Então, do ponto de vista de saúde pública, e também de manutenção do funcionamento dos hospitais, o alerta do ministro foi claro: todo mundo em casa, mas, principalmente, os idosos, para que eles não adoeçam", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

As videoconferências com o ministro e com o presidente estão sendo realizadas com prefeitos e secretários de saúde de todas as capitais do país. Dentre as medidas apontadas, o isolamento social, a não circulação em espaços públicos e a higienização frequente de mãos e alimentos foram pontos de destaque. Pessoas com doenças crônicas e idosos correspondem a uma das grandes preocupações frente ao coronavírus.

Divulgação PMV
Coronavírus: Videoconferência com presidente Bolsonaro
O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta e o presidente Jair Bolsonaro conversaram com prefeitos

Ações

Durante a videoconferência com o ministro e o presidente, o prefeito fez sugestões visando desenvolver ações ainda mais efetivas contra o avanço do vírus no País e também na capital capixaba. 

“Elaboramos uma série de sugestões que enviaremos para o Ministério da Saúde. Com isso, conseguiremos agir de forma rápida e estratégica para evitar a propagação do coronavírus”, ressaltou a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)