Publicada em 21/03/2020, às 07h41

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch

Coronavírus: novas estratégias para atender e orientar população de rua


Paula Bourguignon
Abordagem social Poliana e Pedro
Serviços da Semas terão novas estratégias durante a quarentena

Para dar continuidade aos trabalhos voltados à população de rua e resguardar os servidores que lidam com esse púbico, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está empregando novas estratégias de atuação, desde quinta-feira (19).

"Estamos atuando em três frentes prioritárias: garantir a higienização - que são os banhos -; a alimentação e prestar orientações sobre os cuidados que as pessoas em situação de rua precisam ter nesse momento em que vivemos", diz a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Redução do horário de funcionamento e rodízio entre os servidores estão entre as novas estratégias, além daquelas que cumprem portarias, como a liberação de servidores com mais de 60 anos ou que possuem doenças crônicas e a intensificação das rotinas de limpeza e higienização dos espaços.

Centro-Pop

No Centro de Referência para População de Rua (Centro-Pop), estão suspensas as oficinas de qualificação (corte e costura, artesanato, etc), as atividades coletivas como teatro e musicalização e os atendimentos pessoais. Já a higienização está mantida, porém haverá uma organização da espera, limitando a grupos de sete pessoas por vez o acesso às cabines de banho, que são individuais.

Para evitar a aglomeração no refeitório, a equipe da cozinha vai dispensar os alimentos em kits (para o café da manhã e para o lanche da tarde) e marmitex (almoço). A entrega será feita na área próxima ao portão de entrada nos seguintes horários: a partir das 7 horas, entrega dos kits de café da manhã; às 12h, entrega do almoço e dos kits de lanche da tarde. A Guarda Municipal vai dar apoio às equipes do Centro-Pop na organização das entregas, para evitar aglomeração.

As equipes técnicas estão trabalhando em regime de escala no espaço e são esses profissionais que vão prestar orientações sobre a prevenção da Covid-19, sobre o momento que a cidade vive, de epidemia, e sobre os serviços que devem procurar em caso de necessidade. O horário do Centro-Pop, nos próximos 15 dias, será das 7 às 13h.

Abordagem Social

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) dará todo apoio às pessoas em situação de rua por meio do 156. Atualmente, a população de rua já tem como rotina a utilização do 156 para registrar suas demandas e agendar encaminhamentos. Para resguardar os servidores do Seas, a atividade de monitoramento da cidade será reduzida.

Albergue do Migrante

O espaço funciona 24 horas por dia e a única alteração da rotina foi o cancelamento dos atendimentos individuais. As equipes estão preparadas para orientar os migrantes a respeito da epidemia e das atitudes de prevenção. A Semas vai intensificar a concessão do benefício passagem (de volta para a cidade de origem).

Hospedagem Noturna e Abrigo do Jabour

As rotinas permanecem. Apenas houve a incorporação das novas práticas de prevenção do contágio pelos servidores, que também atuarão orientando as pessoas acolhidas sobre a epidemia. 

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)