Publicada em 24/03/2020, às 12h09

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: novo decreto da PMV regulamenta medidas para supermercados


Elizabeth Nader
Sacolas plásticas sendo usadas em caixa de supermercado de Vitória
Decreto regulamenta normas para acesso de clientes aos supermercados da capital

Diante da necessidade de adotar novas medidas diariamente para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Vitória publicou nesta terça-feira (24) um decreto com novas recomendações aos supermercados em funcionamento na capital.

No 3º artigo do decreto nº 18.048, a orientação é para que todos os supermercados limitem o acesso de pessoas no local. Crianças menores de 12 anos estão impedidas de irem aos estabelecimentos.

O decreto também restringe o acesso de pessoas de uma mesma família, sendo permitido apenas um integrante por vez.

Para os idosos, a determinação é que haja um horário diferenciado com atendimento para o publico que possui 60 anos ou mais.

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, as medidas foram pensadas estrategicamente para evitar a propagação do Covid-19.

"Nossa Vigilância Sanitária está atuando para assegurar que essas orientações sejam mantidas. O momento é de tomar decisões com antecedência para garantir a saúde e a segurança de todas as famílias. Dessa forma, nós teremos um momento mais rápido de travessia desse período difícil para todos nós", ressaltou.

O não cumprimento das novas diretrizes poderá gerar infrações sanitárias previstas no artigo 10 da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, e serão passíveis de comunicação às autoridades competentes, com vistas à apuração crime previsto no artigo 268 do Código Penal.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)