Publicada em 05/03/2020, às 12h32 | Atualizada em 05/03/2020, às 16h48

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: Procon monitora farmácias para verificar máscaras, álcool e luvas


Imagem divulgação
Álcool gel
Procon monitora se houve aumento abusivo nos preços do álcool gel, produto muito procurado pelas pessoas por conta do coronavírus (ampliar)

O Procon Vitória deflagrou, nesta quarta-feira (4), a "Operação Protege Vitória", visando monitorar preços de máscara, álcool gel e luvas praticados em farmácias da capital.

O órgão quer coibir uma possível prática abusiva na venda desses produtos em virtude do aumento no número de países onde foi registrada a transmissão local do coronavírus e do surgimento de oito casos confirmados até o momento no País.

A equipe de fiscalização do Procon Vitória vai apurar também qual a forma de comercialização da máscara de proteção, luva e do álcool gel e se a quantidade para venda está sendo fracionada, a fim de permitir que todos tenham acesso aos produtos.

Prazo

As farmácias e drogarias da capital terão um prazo de até 10 dias para apresentar documentos que comprovem o preço de compra dos produtos e o de venda ao consumidor dos últimos três meses.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, disse que, caso seja verificado que houve aumento injustificado e abusividade nos preços, as empresas poderão ser multadas.

Proteção

Para o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, a ação do Procon Vitória visa garantir que os consumidores tenham acesso a itens de saúde, evitando assim contaminações e disseminação da doença. “Garantir o acesso à saúde e proteger o consumidor de abusos é assegurar os direitos humanos da nossa população”.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)