Publicada em 16/03/2020, às 16h58 | Atualizada em 16/03/2020, às 17h00

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: Saúde faz alerta para evitar propagação


Divulgação Seges
Coronavírus

Para evitar a propagação do Covid-19 (coronavírus) de pessoa para pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) solicita aos munícipes que, diante de casos suspeitos de gripe e sintomas respiratórios leves, evitem procurar os serviços de pronto-atendimento de São Pedro e Praia do Suá.

A unidade de saúde mais próxima da residência é a principal porta de entrada para atendimento da população. Mas a orientação é que ela só deverá ser procurada em caso de real necessidade.

As unidades de saúde e pronto-atendimento estarão prontas para atender os casos, de acordo com a complexidade de cada um. Em caso de dúvidas sobre a doença, sinais e sintomas e formas de prevenção, o munícipe poderá buscar esclarecimentos através do 156.

Orientações

Desde a primeira confirmação do novo coronavírus no Brasil e no Espírito Santo, cresceram as dúvidas e os boatos a respeito do Covid-19. Com sintomas semelhantes ao de uma gripe ou um resfriado (tosse, febre e dificuldade de respirar), o novo vírus está se espalhando rapidamente pelo mundo, gerando preocupação entre as pessoas.

Contudo, segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 85% das pessoas infectadas se recuperam sem necessidade de um tratamento especial ou internação em hospitais.

“Assim como a gripe, recomendações como bons hábitos de higiene e evitar aglomerações de pessoas também ajudam as pessoas a se protegerem do coronavírus”, explica a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa.

Por isso, algumas medidas simples, porém eficientes, podem proteger as pessoas do novo coronavírus:

  • Lavar as mãos com frequência usando água e sabão ou utilizar álcool em gel. Essa limpeza precisa durar no mínimo 20 segundos, pois é preciso lavar as palmas, as costas das mãos e entre os dedos, inclusive os polegares.
  • Ao tossir ou espirrar, não levar as mãos à boca e ao nariz, mas usar lenços de papel descartáveis ou a parte interna do braço. Isso diminui as chances de contaminar as mãos com o vírus e espalhá-lo no ambiente.
  • Evitar colocar as mãos no rosto, especialmente olhos, nariz e boca. Se precisar, limpe adequadamente as mãos antes.
  • Evitar locais com grande aglomeração de pessoas. O ideal é que em locais mais cheios, seja possível manter uma distância de aproximadamente 1 metro entre as pessoas.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Veja material preparado pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação com orientações e artes acerca do coronavírus:

Coronavírus
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)