Publicada em 13/03/2020, às 18h14

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: Secretaria de Educação intensifica ações de prevenção nas escolas


Divulgação Seme
Corona
Assunto tem sido abordado em atividades pedagógicas na EmefTI Anacleta Schneider Lucas (ampliar)

Diante da classificação de pandemia do coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) intensificou as ações de orientação e prevenção nas unidades da rede municipal de ensino.

Nesta sexta-feira (13), a secretária de Educação, Adriana Sperandio, encaminhou a todos os diretores e profissionais uma nota técnica do Ministério da Saúde no âmbito do programa "Saúde na Escola".

O documento aborda questões relacionadas aos cuidados para evitar o contágio e para a manutenção de ambientes saudáveis, seja no âmbito escolar ou fora dele.

Lavar as mãos frequentemente com água por, pelo menos, 20 segundos (se não houver água e sabonete, usar álcool em gel), evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e cobrir o nariz e a boca ao respirar ou tossir são algumas das recomendações.

Prevenção em sala de aula

A prevenção e a conscientização acerca do coronavírus também estão sendo trabalhadas em sala de aula com estudantes de todas as idades. As unidades de ensino têm proposto atividades pedagógicas que envolvem o conhecimento sobre a doença e as melhores maneiras de evitar o contágio.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmefTI) Anacleta Schneider Lucas, no bairro Fonte Grande, o assunto tem sido abordado em atividades pedagógicas, tanto para os anos iniciais quanto finais.

Multiplicando conhecimento

Nesta sexta-feira (13), por exemplo, o Covid-19 foi tema da aula de Geografia da professora Thereza Rodrigues. Os estudantes pesquisaram sobre a origem da doença, sua disseminação e as formas de prevenção.

“Com isso nossos estudantes se tornam multiplicadores do conhecimento e podem levar para casa e para fora da escola todas as informações obtidas acerca da doença e sua prevenção, e isso é muito importante", explica Priscylla Xavier Fernandes, diretora da unidade.

Saúde Escolar

Vale lembrar que questões relacionadas aos cuidados de higiene, saúde e bem-estar, tanto de estudantes quanto de profissionais, são trabalhadas diariamente no âmbito escolar em todas as unidades de ensino da rede municipal, inclusive em ações conjuntas com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do programa Saúde Escolar.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)