Publicada em 24/03/2020, às 16h10 | Atualizada em 24/03/2020, às 16h10

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Coronavírus: somente obras essenciais serão feitas na avenida Vitória nessa fase


Elizabeth Nader
Obras na Avenida Vitória
Trabalhos na avenida Vitória estão mantidos durante a pandemia, com operários recebendo cuidados especiais (ampliar)

As obras da nova avenida Vitória estão mantidas neste período de restrição de circulação em função do coronavírus. No entanto, somente obras essenciais serão feitas nesse período.

Passados cinco meses do início das obras, já foi concluído um total de 60,19% do empreendimento. Como as obras são em local aberto e há a possibilidade de manter os operários afastados uns dos outros – seguindo as recomendações das autoridades sanitárias -, o trabalho prosseguirá. O transporte dos trabalhadores também foi alterado.

Para tomar essa medida, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ouviu as autoridades sanitárias do município, os comerciantes instalados na avenida e os representantes da empresa executora do empreendimento.

A qualquer momento, essa decisão pode ser modificada conforme novas diretrizes das autoridades sanitárias e governamentais.

Rotina de segurança

Para a continuidade das obras com a garantia da segurança sanitária dos trabalhadores, a empresa executora do empreendimento alugou um ônibus que está fazendo o transporte dos operários de suas casas até o canteiro de obras.

O transporte dos operários está sendo feito em grupos, usando a metade da capacidade dos assentos do ônibus e com as janelas abertas.

No canteiro de obras, os trabalhadores foram divididos em grupos, de acordo com cada trecho a receber as intervenções, sempre acompanhados por técnicos e engenheiros de segurança do trabalho.

Os operários que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus (Covid-19) - pessoas com mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos, com doença renal ou insuficiência respiratória - foram afastados das atividades na avenida.

A obra

A obra da nova avenida Vitória contempla a reabilitação da malha viária e a reurbanização do local. Ela foi iniciada em 22 de outubro de 2019, com previsão de conclusão de um ano. Para minimizar os impactos no trânsito e acelerar o ritmo das obras, as intervenções acontecem em três trechos distintos:

  •  Da entrada da avenida César Hilal até a região do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES);
  • Da região do CRC-ES até o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes);
  • Da região do Ifes até a região do Colégio Estadual de Vitória.

No total, estão sendo recapeados 2,6km da nova avenida Vitória, que vai da Curva do Saldanha, no Forte São João, até o início da avenida César Hilal, em Bento Ferreira. Para a obra, estão sendo investidos cerca de R$ 20 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Simultaneamente, são feitos os trabalhos de fresagem, demolição de pavimentação, drenagem, frentes de preparação para concretagem (regularização do solo, aplicação de concreto rolado, conhecido como CCR, que é uma base para receber o concreto da pista, e serviço de colocação de armação e formas) e aplicação do concreto na terceira faixa.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)