Publicada em 13/05/2021, às 17h48

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi

Crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil retornam às salas de aula


Elizabeth Nader
CMEI Carlos Alberto Martinelli Sousa no Bairro Consolação
Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) estão prontos para receber as crianças dos grupos 5 e 6 nesta próxima segunda-feira (17)

O colorido das salas de aula da Educação Infantil da rede de Vitória ganhou novos elementos: marcação no chão para informar sobre o distanciamento e cartazes com mensagens sobre como agir na escola durante o período de pandemia, reforçando a necessidade de uso da máscara e higienização das mãos.

Nesta segunda-feira (17), após mais de um ano, as crianças dos grupos 5 e 6 dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) retornam para a escola com uma programação de acolhimento e horário especial: das 7 às 10 horas no turno matutino e das 13 às 16 horas no vespertino.

Ao todo, a rede municipal de Vitória tem 6.964 crianças matriculadas nesses grupos. Dessas, as famílias de 4.042 sinalizaram o retorno presencial, que será sem revezamento.

"As crianças da Educação Infantil precisam de um tempo para se adaptar à escola. Elas ficaram fora da sala de aula desde março do ano passado, muito perto da família. Para elas, precisamos dar continuidade à ida à escola, por isso, as turmas serão divididas em mais salas de aula, para mantermos o distanciamento recomendado", explicou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Na última segunda-feira (10), estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental retornaram às salas de aula.

Acolhimento

Cada unidade de ensino da Educação Infantil elaborou um “Projeto de Acolhimento às Crianças e Famílias”, considerando a organização de um espaço na entrada para recepcionar/acolher as crianças e o planejamento de reuniões de pais ou responsáveis, por turma, com o objetivo de apresentar os protocolos sanitários e de convivência a serem adotados e respeitados por todos.

Sem retorno presencial

Na semana de 17 a 21 de maio, seis Cmei não retornarão presencialmente com as turmas devido à distribuição dos kits de alimentação escolar. São eles: Dr Thomaz Tommasi (Joana D’Arc), Jacy Alves Fraga (Tabuazeiro), Maria Nazareth Meneguelli (Santa Martha), Nelcy da Silva Braga (São Cristóvão), Ocarlina Nunes Andrade (São Cristóvão) e Professora Sofia Musengny Loureiro (Da Penha).

Já o Cmei Valdivia da Penha Antunes Rodrigues, em Santos Dumont, não retornará, no momento, devido a obras de reforma no local. As aulas presenciais serão retomadas na unidade quando houver segurança para que as crianças possam frequentar o espaço.

Horários

Semana de 17 a 21 de maio
Matutino: das 7h às 10h
Vespertino: das 13h às 16h

A partir de 24 de maio
Matutino: das 7h às 11h20
Vespertino: das 13h às 17h20

Tempo integral
De 17 a 21 de maio: das 7h às 10h
De 24 a 28 de maio: das 7h às 11h20
De 31 de maio a 4 de junho: das 7h às 14h30
A partir de 7 de junho: das 7h às 16h30

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)