Publicada em 13/08/2020, às 11h49

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Educação Ambiental: vídeo ensina a produzir argolas com material descartável


Divulgação Semmam
Vídeo da Educação Ambiental
Vídeo dá dicas sobre embalagens das quais é possível retirar argolas (ampliar)

O novo vídeo da Educação Ambiental de Vitória ensina como fazer argolas a partir de materiais que seriam descartados.

A educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e artista plástica Sayusa Litig destacou que a proposta é simples, mas de grande utilidade, já que essas argolas poderão substituir, de forma eficaz, aquelas compradas prontas, que, além de custarem mais caro, também evitam que os cidadãos precisem ir até uma loja.

"As argolas feitas a partir da reutilização da parte lisa da garrafa pet é moldada dentro de uma simples frigideira em fogo baixo na nossa própria cozinha ou no ferro de passar roupa, podendo ser utilizadas desde suporte para trabalhos em crochê, na fabricação de bijuterias, acessórios, em peças ornamentais que necessitam de um aro e até como peça principal para pendurar cortinas", disse Sayusa.

No vídeo, também são dadas dicas sobre outras embalagens das quais é possível retirar argolas, como potes de iogurte e de manteiga e até copo descartável de café.

Vídeos

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, conta que este já é o oitavo vídeo produzido pelos educadores ambientais neste período de pandemia do coronavírus. 

"Os educadores ambientais, ao longo dos meses de julho e agosto, estão produzindo vídeos educativos como ferramenta pedagógica para levar informação e conhecimento à população por meio de oficinas com enfoque na temática dos resíduos. A proposta é sensibilizar a população para o reaproveitamento de materiais, o consumo consciente e a diminuição da produção de resíduos que seriam descartados no meio ambiente", disse Juliana.

Boas práticas ambientais

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, os vídeos têm um papel importante de continuar inspirando a sociedade nas práticas que valorizam e respeitam a natureza. "O reaproveitamento de materiais recicláveis, além de beneficiar a natureza, também pode trazer bem-estar e renda aos que se utilizam dessa prática".

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)