Publicada em 22/09/2019, às 18h42

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Giovana Rebuli Santos

Com a colaboração de Edlamara Conti

Equipes da PMV atuam em diferentes frentes de trabalho no incêndio na Vila Rubim


Edlama Conti
Equipes da Defesa Civil continuam de plantão no local do incêndio desde sexta-feira
Equipes da Prefeitura de Vitória estão mobilizadas desde sexta-feira (20) e acompanhando de perto o incêndio que ocorreu na Vila Rubim

Equipes da Guarda Municipal, da Defesa Civil da Prefeitura de Vitória, da Central de Serviços, da Assistência Social e dos Direitos Humanos estão mobilizadas, desde sexta-feira (20), atendendo às diferentes demandas que surgem em consequência do incêndio em um imóvel na Vila Rubim. Neste domingo (22), as equipes permanecem no local, monitorando possíveis ocorrências e dando total apoio ao Corpo de Bombeiros Militar.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, determinou às equipes total apoio ao Corpo de Bombeiros. "Assim que tivemos a notícia do incêndio, entrei em contato com a Defesa Civil de Vitória, com a Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) e o Corpo de Bombeiros, colocando todos os recursos humanos e materiais da Prefeitura à disposição. Tivemos a ação intensa da Guarda Municipal, da nossa Defesa Civil e também da Secretaria de Meio Ambiente, com carros-pipa, e continuamos acompanhando atentamente todas as ações, dando o suporte e apoio total e agradecendo muito a Deus pela não existência de vítimas no local", disse o prefeito.

Logo que o fogo começou na sexta-feira, agentes da Guarda Municipal de Vitória se dirigiram ao local para realizar o desvio do trânsito e isolar a área. Cruzamentos um pouco mais afastados também receberam agentes, que sinalizavam e orientavam os motoristas. "Tínhamos dois focos de atuação: evitar transtornos no trânsito no horário de pico e assegurar o isolamento da área para atuação do Corpo de Bombeiros e para segurança dos moradores e vizinhos", explicou o subsecretário de Segurança, Edvandro Sipolatti.

As equipes da Guarda permanecem no local, desde sexta-feira, em esquema de plantão.

Desde o início, servidores ligados à Central de Serviços, com maquinários como caminhões e uma retroescavadeira, foram disponibilizados para o trabalho no local. "Na sexta-feira, retiramos duas carretas de materiais queimados da loja. Só não pudemos retirar mais por causa das chamas e do risco que representaria essa operação para os bombeiros", disse o subsecretário de Serviços Urbanos, Carlos Eduardo Suela. Uma retroescavadeira e servidores continuarão no local até que todo a área esteja limpa e não represente mais perigo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) colaborou com o fornecimento de caminhões-pipa para o combate às chamas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo Suela, somente na sexta-feira, foram utilizados 15 pipas e o fornecimento continua ainda neste domingo.

Defesa Civil

Também estão atuando sem interrupção na área da ocorrência os técnicos da Defesa Civil. Em um primeiro momento, a equipe atuou junto com o Corpo de Bombeiros na retirada de moradores de todo o quarteirão. Oito imóveis estão temporariamente interditados e 70 pessoas tiveram de deixar suas residências. "Estamos trabalhando em esquema de revezamento para o monitoramento do local. Desde sexta-feira, estamos 24 horas por dia atentos, enquanto houver riscos de novos incêndios ou de outros tipos de ocorrências", disse o coordenador da Defesa Civil, Jonathan Jantorno Rocha.

Já no sábado (21), pela manhã, a Defesa Civil se reuniu com as famílias para avaliação de risco das estruturas. Foi nesse momento que os moradores puderam retirar seus pertences, em segurança, e se deslocar para os locais de alojamento, como casas de parentes. Ainda neste domingo (22), as equipes monitoram as edificações por meio de plantão no local. Um galpão que fica atrás de um dos prédios interditados corre risco de perder parte de sua estrutura e, até que o proprietário retire essa parte instável do imóvel, a área continuará interditada.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) recebeu a solicitação de acolhimento para um adulto por uma noite, e a solicitação foi atendida. "A Semas ofertou acolhimento para uma senhora e seus dois filhos adultos, mas eles preferiam outras formas de abrigamento", contou a subsecretária de Proteção Social Especial, Anabel Araújo.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)