Publicada em 14/10/2010, às 10h00 | Atualizada em 15/10/2010, às 13h19
Por Vitor Lopes, com edição de Edlamara Conti
Com a colaboração de Brunella França
Festival chega ao Teatro Carlos Gomes com performance multimídia nesta sexta

Dança, foto e vídeo-environmentperformance, foto-animação, instalação cênica, música original e poesia. DAN - Devir Ancestral é um espetáculo de Maura Baiocchi e inaugura o ciclo ecoperformances da Taanteatro Companhia. Aborda as tensões entre corpo mestiço, meio-ambiente e a rica paisagem do bioma Cerrado.
O espetáculo é de São paulo e abrirá a programação do VI Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória no Theatro Carlos Gomes, nesta sexta-feira (15), às 21h. A classificação da peça é 14 anos e a entrada é gratuita. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, às 13h. Será distribuído um ingresso por pessoa.
A peça
"Ao unir minha herança involuntária (indígena, africana, europeia e asiática) com a herança voluntária de afinidades eletivas adquiridas ao longo de minha errância criativa, enceno um devir corpóreo que embaralha a noção do Eu no tempo e no espaço", explica a fundadora do grupo.
A partir da compreensão do corpo como uma extensão do mundo (e vice-versa), morador e casa, corpo e planeta, se confundem. A peça trabalha para conscientizar que as constantes agressões à vida animal, vegetal e mineral provocam a decadência e a morte dos corpos e das culturas.
A vídeo-environmentperformance (termo cunhado pela Taanteatro Cia) é composta de três filmes diferentes projetados na cena ao mesmo tempo. Foram realizados na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, (Vale da Lua e Raizama) e no entorno de Brasília, na região de Nova Bethânia.
A foto-environmentperformance (termo cunhado pela Taanteatro Cia.) foi realizada em Brasília e seu entorno em locações como lixão, monocultura de pinheiros, de soja e de sorgo, erosão e canteiro de obras de empreendimento imobiliário é projetada no foyer do teatro. A foto-animação denomina-se "Pachamama" e tem cenário de Lourenço de Bem e fotografia de Randal de Andrade.Já a composição musical é de Cláudio Vinícius Fialho e Conrado Silva.
Diretora
Encenadora, coreógrafa, performer e atriz. Maura Baiocchi é criadora da abordagem taanteatro (teatro corográfico de tensões) e diretora-fundadora da Taanteatro Companhia (desde 1991). Mestre em comunicação e semiótica pela PUC São Paulo e autora dos livros Butoh Dança Veredas D'Alma (Editora Palas Athena, 1995) e Taanteatro - teatro coreográfico de tensões (Azougue Editorial , 2007). Encenou e ensinou em países como Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França, Japão e Moçambique.
Até 2010, a Taanteatro Cia criou cerca de 40 espetáculos autorais baseados na vida e obra de artistas como Frida Kahlo, Florbela Espanca Antonin Artaud, Comte de Lautréamont, William Shakespeare e Friedrich Nietzsche. As obras e a pesquisa cênica da companhia são apresentadas em temporadas, festivais, mostras e em universidades e faculdades de diversas capitais brasileiras e no exterior. O trabalho artístico e de pesquisa de Maura Baiocchi foi agraciado com prêmios diversos entre os quais o Programa de Fomento à Dança para São Paulo (2006 e 2009) e o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2006, 2008, 2009).
Ficha Técnica
Concepção, direção, coreografia, texto e atuação: Maura Baiocchi
Música original e remix: Cláudio Vinícius Fialho e Conrado Silva
Iluminação: Rodrigo Garcia
Fotos de cena: Randal Andrade, Inês Correa
Figurino: Laura Roque, Maura Baiocchi
Maquiagem: Maura Baiocchi
Direção técnica: Rodrigo Garcia, Wolfgang Pannek
Preparação Vocal: Ligiana Costa
Consultor para temas ambientais: Jaime Gesisky
Cooperação com pesquisa ambiental: Ricardo B. Machado (Depto de Zoologia, UNB), Ludmila Moura de Souza Aguiar (Depto de Zoologia, UNB), Mercedes Bustamante (Depto. de Engenheiro Florestal, UNB), Mário Barroso (WWF Brasil), Manuela Carneiro da Cunha (Chicago University), Walter Neves (Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da USP), Gustavo Santos (Agência Nacional de Águas)
Coordenação de projeto e produção: Wolfgang Pannek
Serviço
VI Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - DAN - Devir Ancestral / SP
Dia:15 de outubro / Sexta-feira
Onde:Theatro Carlos Gomes
Horário:21h
Duração:1h20
Direção:Maura Baiocchi
Taanteatro Companhia
Classificação:14 anos