Publicada em 29/03/2020, às 20h35

Por Danielly Campos, com edição de Danielly Campos

Com a colaboração de Lívia Albernaz

Luciano representa região Sudeste em videoconferência da FNP com Paulo Guedes


Diego Alves
Prefeito Luciano em videoconferencia com o ministro Paulo Guedes sobre o cornonavírus
Vitória representou a Região Sudeste durante a reunião, organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos, com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Diego Alves
Prefeito e secretários em videoconferencia com o ministro Paulo Guedes sobre o coronavírus
Secretários participaram da videoconferencia que tratou de ações das cidades para combater o coronavírus (covid 19).

Nas ações de combate a pandemia do coronavírus (Covid 19), Vitória representa a Região Sudeste junto à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A entidade articulou uma reunião, neste domingo (29), entre prefeitos de todo país com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O prefeito Luciano Rezende e sua equipe participaram do encontro.

Por videoconferência, o ministro recebeu o pedido de ajuda dos municípios e solicitou o levantamento dos trabalhadores informais que podem ser beneficiados, por causa da paralisação de seus trabalhos, com o auxílio de R$ 600,00 do Governo Federal, anunciado nesta semana.

"É muito importante que os municípios se mantenham de pé, organizados. A reunião foi muito relevante, pois a Frente Nacional de Prefeitos convidou alguns prefeitos para representar as regiões do país. Nós tivemos a honra de representar a Região Sudeste. O ministro ouviu todos os prefeitos e nossas solicitações. Concordamos que as prefeituras devem ser ajudadas e estruturadas. É possível manter a prestação de serviços em saúde da população, e também ajudar aquelas pessoas que não tem como ganhar seu sustento. Nós vamos encaminhar todas decisões que foram tomadas ao ministro para que possam ser implementadas o mais rápido possível, principalmente em relação aos autônomos que perderam sua capacidade de gerar ganho para alimentar suas famílias", disse o prefeito Luciano Rezende.

Levantamento

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Henrique Valentim, que participou da reunião, o município fará, no início da próxima semana, o levantamento desses trabalhadores que podem ser beneficiados. “Vamos levantar o cadastro de trabalhadores eventuais, como ambulantes, em Vitória. Nesta lista, também serão beneficiados os taxistas”, informou Valentim.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, e o subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

Recursos 

A proposta da FNP é que, neste momento de enfrentamento à pandemia, os recursos que cidades enviariam ao Governo Federal permaneçam nos municípios para que a destinação seja convertida imediatamente nas demandas que estão surgindo em decorrência do novo coronavírus.

(Com informações do site da FNP)

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)