Publicada em 31/03/2020, às 15h04 | Atualizada em 31/03/2020, às 15h34

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Procon Vitória alerta: comerciantes devem manter preços de antes da pandemia


Elizabeth Nader
Sacolas plásticas sendo usadas em caixa de supermercado de Vitória
Procon alerta que supermercados devem manter os preços dos produtos que eram praticados antes da pandemia

O Procon Vitória deflagrou nesta terça-feira (31) a segunda fase da "Operação Protege Vitória" e alertou que os comerciantes de produtos de primeira necessidade, medicamentos e serviços essenciais devem manter os preços praticados antes da pandemia do coronavírus.

"É a hora dos grandes estabelecimentos e das grandes redes darem a sua contribuição. A Prefeitura de Vitória está fazendo a sua parte. Os consumidores continuam comprando, agora, é a vez dos estabelecimentos contribuírem além da garantia do abastecimento. É preciso garantir que as famílias tenham condições de levar para casa os produtos de primeira necessidade", declarou a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza.

A orientação dos órgãos de defesa do consumidor de todo o País é para que as famílias continuem honrando os pagamentos dos serviços adquiridos, dos contratos firmados e dos gastos feitos antes do período do isolamento, apesar da situação financeira delicada pela qual passam muitas delas após o início da quarentena. 

Ação conjunta

Por isso, o Procon Vitória já está avaliando junto a outros órgãos, como o Ministério Público Estadual, medidas para frear a alta nos preços em supermercados e farmácias.

"Não é o momento de ir às ruas e sair multando. O momento exige solidariedade e a manutenção dos preços, de forma a garantir que o consumidor tenha acesso aos itens básicos para o sustento de sua família. Vamos fazer uma ação conjunta com o Ministério Público para que as medidas sejam mais rápidas e de efeito mais imediato", disse Herica.

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, destacou a importância da atuação do Procon Vitória. "O Procon Vitória está atuando desde o primeiro momento e assim continuará para que tais princípios possam se fazer presentes nas relações de consumo. E que o órgão intensifique as ações para intervir onde forem constatados abusos por parte dos fornecedores", ressaltou.

Matéria relacionada

Coronavírus: Procon registra mais de 100 reclamações relacionadas à doença

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)