Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Projeto Cidadania Fundamental é destaque entre municípios em encontro nacional em Brasília

Publicada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Cidadania Fundamental encerra 2025 formando jovens mais conscientes e preparados para o futuro
Projeto Cidadania Funda mental é destaque no Encontro Nacional de Ouvidorias de Direitos Humanos, em Brasília.

A capital capixaba passou a integrar um seleto grupo de referências nacionais em direitos humanos. Com o projeto Cidadania Fundamental, Vitória se destacou entre as grandes cidades com ações nessa temática durante Encontro Nacional de Ouvidorias de Direitos Humanos, ocorrido em Brasília, nesta quarta-feira (03). A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

O reconhecimento no âmbito nacional pulsa como um reforço de que o projeto tem resultado real, não apenas em dados, mas em vidas. "O Projeto Cidadania Fundamental é mais que emissão de documentos, é educação em direitos humanos, é prevenção às violências, é autonomia que se aprende vivendo", ressalta a gerente de Políticas de Cidadania e Direitos Humanos, Renata Segóvia, que apresentou o projeto na capital federal.

Ainda de acordo com a gerente, foi gratificante perceber nas pessoas participantes do encontro a felicidade pelos bons resultados alcançados. "A cada encontro do projeto que realizamos, vemos a cidadania nascer no olhar dos adolescentes quando descobrem que têm nome, têm história, têm direito a existir com dignidade. Esse projeto tem coração, tem pessoas que dedicam vida, talento e afeto para que adolescentes de Vitória tenham acesso ao que é seu por justiça e dignidade", ressaltou.

Para o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, o Cidadania Fundamental é a prova de que, quando o poder público trabalha com seriedade e sensibilidade, a transformação acontece. "É emocionante ver nossos adolescentes descobrindo seus direitos e entendendo que têm papel ativo na sociedade. Levar essa experiência a Brasília é motivo de orgulho para Vitória", enfatiza.

Impactos

Em 2025, o Cidadania Fundamental atendeu 1700 alunos e viabilizou a emissão de aproximadamente 1.300 documentos civis, como RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital e segunda via de certidão de nascimento, um passo fundamental para garantir acesso a direitos e oportunidades.

Também foram feitos 160 encaminhamentos ao programa Adolescente Aprendiz, além de 80 acolhimentos a vítimas de violações de direitos, demonstrando o caráter protetivo e inclusivo da ação.