Publicada em 23/11/2022, às 17h30

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Rumo ao hexa: crianças aprendem e se divertem decorando unidade de ensino


Foto Divulgação
Copa no Cmei RDA
Copa no Cmei Rubens Duarte de Albuquerque.
Foto Divulgação
Copa no Cmei RDA
Copa no Cmei Rubens Duarte de Albuquerque.

O apito já rolou no Catar, a Copa do Mundo já começou e a torcida pelo hexa do Brasil ganhou reforço! No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens Duarte de Albuquerque, em Itararé, a decoração está em todos os lugares: corredores, salas de aula, espaços de convivência, tudo feito a muitas mãos, envolvendo a equipe escolar e as 296 crianças matriculadas na unidade de ensino.

Cada grupo ficou responsável por trabalhar um país que está participando dos jogos. A partir daí, cada sala desenvolveu, dentro da linguagem da sua faixa etária, vivências como atividades lúdicas, vídeos, músicas, cultura, localização, bandeira, mapa, de forma que as crianças foram se apropriando de conhecimentos de maneira divertida.

"Cada turma decorou sua sala e as paredes da escola com seus trabalhos, lindos painéis, sempre com a efetiva participação da criança. E para culminar esse trabalho, fizemos um desfile de todas as turmas, caracterizados com seus respectivos países trabalhados! Foi lindíssimo e recompensador", contou a professora Andressa Martins Pereira Nascimento.

As crianças participaram ativamente em todo o processo ao longo do projeto, que envolveu também as famílias, por meio de diálogos sobre o trabalho que estava sendo realizado nas salas de aula. Pais, mães e responsáveis puderam ver de perto cada passo da execução das tarefas. Atividades com pinturas, recortes, colagens, utilizando diversos materiais, como palitos, tampinhas, massa de modelar, pedaços de EVA, tudo sempre com a mediação das professoras regentes e dos dinamizadores que atuaram em todo o processo.

Descobrindo novas culturas

Se a criançada está aprendendo com a Copa no Cmei? Os pequenos estão encantados por descobrirem outras culturas. "Eu descobri que as mulheres do Catar usam roupas pretas e compridas, porque faz parte da cultura do país. Os homens no Catar usam turbante na cabeça", contou Lara Ceciliotti, do grupo 6.

A vestimenta usada pelas mulheres cataris também chamou a atenção de Estêvão Peçanha, do grupo 6. "As mulheres do Catar ficam apenas com os olhos de fora", observou o pequeno.

Para a equipe escolar, esse tipo de projeto, envolvendo todas as turmas, ajuda no desenvolvimento social das crianças, já que elas interagem com outras turmas, mostrando o trabalho que fizeram em sala.

"Trabalhar esse tipo de projeto é trazer à criança oportunidade de vivenciar momentos que contribuirão para um aprendizado rico e relevante para sua faixa etária. É colocar a criança no mundo atual, é permitir que ela seja protagonista de um evento mundial", destacou a professora Andressa.

Foto Divulgação
Copa no Cmei RDA
Copa no Cmei Rubens Duarte de Albuquerque. (ampliar)
Foto Divulgação
Copa no Cmei RDA
Copa no Cmei Rubens Duarte de Albuquerque.
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)