Publicada em 22/09/2019, às 13h45 | Atualizada em 22/09/2019, às 15h47

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Semana do Bem começa em sábado de sol e de voluntariado na Ilha do Frade


Divulgação Vitória do Bem
Voluntários participam de mutirão nas praias da Ilha do Frade no Dia Mundial de Limpeza
Mutirão de 150 pessoas retiram diversos resíduos da praia da Ilha do Frade neste sábado (21)
Divulgação Vitória do Bem
Voluntários do Vitória do Bem na Pracinha da Ilha do Frade no Dia Mundial de Limpeza
A garotada se divertiu com brincadeiras e com a baleia Jujuba, o mascote do Instituto Jubarte

Sob o sol forte e a brisa do mar, voluntários individuais e de diferentes grupos e entidades se encontraram, neste sábado (21), para um mutirão pelo do Dia Mundial de Limpeza, realizado pela Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra). A ação de educação ambiental reuniu cerca de 150 pessoas, que coletaram resíduos das praias do bairro.

A ação marcou a abertura da Semana do Bem, uma jornada de oito dias de mobilização para o fortalecimento do voluntariado na capital. A Semana integra a programação de aniversário de 468 anos da cidade e as ações são realizadas por entidades ou grupos cadastrados na Rede Solidária Vitória do Bem.

Para a diretora de Meio Ambiente da Samifra, Talita Guimarães, o mutirão é uma forma de despertar mais pessoas para o movimento de conservação da natureza. "Para realizar essa programação, contamos com o apoio de muitas organizações e voluntários individuais. Sozinhos, seria muito mais difícil. Juntos, conseguimos reunir crianças, adultos e idosos, em uma ações ambiental. Esse é o espírito do voluntariado", disse.

Dia de Voluntariado

Para as crianças, a maior atração foi a baleia Jujuba, a mascote do Instituto Jubarte, que garantiu brincadeiras, músicas e muitas fotos com os pequenos. Mas a programação agradou também aos jovens, como Sâmela Alta Silvia, voluntária do Instituto Formiguinhas Multipliciadoras, que veio de Santo Antônio para participar da ação.

"Eu amo fazer ações de saúde, meio ambiente, qualquer área. Fazer o bem nos faz bem", disse. A ong, que já vai completar três anos, reuniu 20 componentes neste sábado. "Doamos nosso tempo para o cuidado com a natureza. A participação do voluntariado é muito importante para a sociedade e também para cada um de nós", diz Teresa Maria da Silva, servidora municipal, agente da Guarda Civil Municipal.

"Percebemos que há pessoas querendo fazer o bem, mas não sabem por onde começar. E há organizações que já atuam em diversas áreas, precisando de voluntários para ampliar o alcance de suas ações. Daí surgiu a Rede Solidária Vitória do Bem, para fazer a ponte e fortalecer o voluntariado", disse Simone Galdino, que representou a rede no encerramento da ação.

Domingo do Bem

Neste domingo (22), a Semana do Bem chegou à Praça Estela Coimbra. Com o Dia da Beleza da Terceira Idade, realizado pelo Movimento Comunitário de Santo Antônio, os idosos puderam participar de oficinas de beleza e saúde, atividades de lazer e de recreação em uma programação voltada para a convivência comunitária e familiar.

A ação foi realizada das 8h às 12h e contou com a parceria do Instituto Formiguinhas Multiplicadoras e do Instituto Gênesis.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)