Publicada em 07/06/2017, às 11h05

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Amilton Freixo Brito

Semmam lança meliponário experimental no Parque Natural do Mulembá


Divulgação Semmam
Meliponário do Mulembá
Meliponário Experimental Vale do Mulembá será espaço para criação de abelhas nativas

Dando continuidade às comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) lança nesta quarta (7), no Parque Natural do Mulembá, às 14 horas, o primeiro "Meliponário Experimental Vale do Mulembá".

A meliponicultura é a criação de abelhas nativas sem ferrão, que vem destacando-se como atividade que permite conservação dos meliponíneos nativos, além de abranger qualquer gama social da comunidade e proporcionar geração de renda e lazer.

Nesta fase inicial, o Meliponário Experimental Vale do Mulembá será utilizado pela Gerência de Educação Ambiental da Semmam de forma educativa e de orientação aos interessados em conhecer mais a cultura, podendo também ser utilizado como fonte alternativa de renda com a produção de mel.

Com a meliponicultura, é possível criar abelhas para produção de mel em quase todos os locais que possibilitem essa cultura, sem riscos aos seres humanos e animais. Nesta fase experimental, a Semmam terá no Parque Mulembá cinco colônias, podendo aumento esse número conforme for o interesse da comunidade por essa cultura, que é praticamente nova no Espírito Santo.

Como atividade econômica, a meliponicultura é uma atividade sustentável e ecologicamente correta, pois as abelhas são partes integrantes do nosso ecossistema e da biodiversidade mundial.

Preservação e proteção

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain, “o objetivo do projeto é despertar o interesse do município de Vitória para a preservação, proteção e criação racional de abelhas nativas, como atividade laboral, comercial e de lazer, dinamizando a economia local com participação de vários setores".

Associação

A Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo (AME – ES), criada em 20 de agosto de 2016, parceira no projeto junto com a Semmam, já tem conquistado a simpatia de muitos produtores e, em conjunto com parceiros locais, vem iniciando projetos de divulgação em Vitória e em outros municípios onde conta com caixas racionais de criação de abelhas sem ferrão demonstrativas e de geração de renda.

A AME-ES, no desenvolvimento de suas atividades, congrega atualmente mais de 40 associados, que criam, em meliponários urbanos e rurais, aproximadamente 23 diferentes espécies de abelhas sem ferrão, entre as 45 diferentes espécies conhecidas de ocorrência em nosso Estado.

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente entrou oficialmente no calendário de eventos da Prefeitura de Vitória, em substituição a tradicional Feira do Verde que acontecia anualmente.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)