Publicada em 08/08/2022, às 17h25 | Atualizada em 08/08/2022, às 17h33

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira

Vendo, eu entendo: projeto mobiliza estudantes para melhorar comportamento


Foto Divulgação
Emef EPS - Comportamento
Estudantes da Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira participam do projeto "Vendo, eu entendo".
Foto Divulgação
Emef EPS - Comportamento
Estudantes da Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira participam do projeto "Vendo, eu entendo".

Fazer com que os estudantes reflitam sobre suas ações e comportamento em sala de aula, buscando melhorar o desempenho individual e da turma como um todo. Esse é o projeto "Vendo, eu entendo", desenvolvido com duas turmas do 6º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Professora Eunice Pereira Silveira, que fica em Tabuazeiro.

Tudo começou quando a equipe escolar identificou um crescimento de problemas de comportamento nas turmas, o que podia prejudicar o comprometimento e desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Pensando nisso, a professora das disciplinas de Arte e Projeto de Vida, Mônica Freitas, com apoio da coordenação da unidade de ensino, criou o "quadro de monitoramento".

Com o apoio e participação ativa dos estudantes, foram confeccionados dois cartazes que foram fixados na parede da sala de aula das duas turmas, com os marcadores "atitudes positivas" e "atitudes de atenção". A professora e a coordenadora Elizabete Gomes preenchem o quadro com números, representando as atitudes negativas que identificam na turma, sempre com o cuidado de trazer o debate para os estudantes e explicar os motivos das anotações.

Colhendo resultados

A ideia é que os estudantes percebam suas ações negativas e as consequências para o aprendizado e comprometimento dos colegas. Para o estudante Phelipe Souza, a iniciativa já tem surtido efeito. "O quadro de monitoramento está sendo muito bom para a nossa turma. Começamos a melhorar porque percebemos a quantidade de vezes em que atrapalhamos a nossa aprendizagem. Ajudou bastante e estamos até falando da ideia para as outras turmas fazerem também", disse.

Ana Júlia também conta que a diferença no comportamento da turma foi grande e agora todos têm um ambiente melhor para focar nos estudos. "O número de ocorrências diminuiu bastante. Ajudamos uns aos outros e nos cobramos para agir corretamente e os números continuarem baixos. Pessoalmente, eu vejo que melhorei bastante meu desempenho, tenho prestado mais atenção às aulas", contou a estudante.

Fazendo a diferença

A professora ressalta que a atitude simples surtiu grande efeito no comportamento da turma. Segundo ela, a ação também estimula o protagonismo e o trabalho em equipe nos estudantes, uma vez que eles se ajudam e se cobram por melhores resultados.

"É gratificante ter estudantes protagonistas. Agradeço por termos uma equipe de profissionais que busca a excelência acadêmica e se importa com a felicidade dos nossos estudantes. Assim preparamos cidadãos críticos e contextualizados. Mas para isto, é preciso ver para entender", afirmou a educadora.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de às horas)