Publicada em 27/05/2022, às 16h25 | Atualizada em 27/05/2022, às 16h26

Por Brunella França, com edição de Fernanda Sant'Anna

Com a colaboração de Luis Oliveira

Visita pedagógica em parque de conservação marinha encanta crianças


Luis Oliveira
Estudantes durante visita pedagógica no Projeto Tamar
A visita ao Projeto Tamar aconteceu em alusão ao Dia Nacional da Mata Atlântica (ampliar)

Uma manhã recheada de diversão e muito aprendizado sobre a preservação do meio ambiente, suas riquezas, o respeito às diferentes formas de vida e os impactos de nossas ações sobre o ambiente. A ação educativa "Plantando sementes para um mundo melhor" foi um sucesso com cerca de 120 crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, que fica na Praia do Suá; Lídia Rocha Feitosa, em Jesus Nazareth, e Rubens Duarte de Albuquerque, do bairro Itararé.

O dia começou com o plantio de 84 árvores na Praça do Papa, em alusão ao Dia Nacional da Mata Atlântica. Além de botar a mão na massa e ajudar na recuperação florestal da cidade, os pequenos aprenderam sobre algumas das principais espécies do bioma, bem como sua importância para o meio ambiente e os cuidados necessários para sua preservação. Também houve momentos de roda de conversa, e contação de história com fantoche.

Depois as turmas rumaram para uma visita pedagógica pra lá de especial no centro de visitantes do Projeto Tamar, na Enseada do Suá. No local, as crianças puderam desfrutar de um roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, aprendendo sobre a biologia das espécies e conhecendo espaços temáticos que evidenciam todo o ciclo de vida das tartarugas marinhas.

A Maitê Braz, matriculada no grupo 6 integral do Cmei Lídia Rocha Feitosa, ficou encantada ao se deparar com um painel que mostrava um "raio-x" do corpo das tartarugas. "Gostei muito de ver como é o corpo delas, deu pra ver direitinho", disse. Já a Catarina Oliveira, da mesma turma, não tirava os olhos da Tartaruga Verde (Chelonia mydas). "Eu estou encantada! Nunca tinha visto uma tartaruga tão de perto. Não sabia que ficavam tão grandes", contou.

Educação Ambiental

O projeto "Plantando sementes para um mundo melhor" é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), com o objetivo de promover a preservação da Mata Atlântica.

Mariana Lima Gonçalves, coordenadora da Comissão de Educação Ambiental da Seme (Cease), explicou que os temas socioambientais compõem o currículo da Educação Infantil e são experienciados pelas crianças nos diferentes espaços e tempos dos Cmei e comunidades onde vivem.

"A Cease parte do princípio que este encontro favorece experiências de aprendizagens em outro espaço da cidade, ao mesmo tempo em que oportuniza o intercâmbio entre as crianças para dialogarem sobre a importância da Mata Atlântica e suas riquezas, o respeito às diferentes formas de vida e os impactos de nossas ações sobre o ambiente", destacou.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)