Publicada em 03/12/2021, às 17h50 | Atualizada em 03/12/2021, às 17h57

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Vitória participa de pesquisa nacional sobre mosquitos e inseticidas


Douglas Schneider
Equipe do Centro de Vigilância em saúde Ambiental fará vistoria nas maternidades de Vitóriapara combater possíveis criadouros de Aedes Aegypti

Vitória é um dos 143 municípios do Brasil selecionados para participar de uma pesquisa nacional sobre a resistência do mosquito Aedes aegypti aos inseticidas utilizados em fumacês e em recipientes onde a água não pode ser eliminada, como ralos e caixas d’água. O Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, está coordenando esse estudo em todo o país.

Para isso, 150 armadilhas, especialmente desenvolvidas para coletar ovos do mosquito, serão espalhadas no município pelos agentes de combate a endemias. Os locais escolhidos deverão ser protegidos do sol, da chuva e do acesso de crianças e animais, de maneira que o inseto os busque para depositar seus ovos.

Esse trabalho começa na próxima segunda-feira (6), com previsão de durar três semanas, e vai ocorrer, simultaneamente, em todos os municípios selecionados. Os ovos recolhidos passarão por testes de resistência aos larvicidas no laboratório do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Prevenção

A principal forma de combater os vírus da dengue, Zika e chikungunya é por meio do combate ao mosquito. Desta forma, a eliminação dos focos do Aedes aegypti é a maneira mais eficaz de prevenir o problema.

Para ajudar nessa tarefa, a população pode utilizar um checklist para conferir semanalmente se sua residência está livre do mosquito.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)