Publicada em 11/04/2019, às 14h51
Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi
Viveiro municipal produz 420 mil mudas por ano
Rotineiramente, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realiza plantio de árvores e plantas em vias, parques e praças da cidade. Todas essas espécies são cultivadas no Horto Municipal Florestal Arthur Dias Martins Filho, que anualmente produz 420 mil mudas.
Localizado no bairro Planeta, em Cariacica, o viveiro tem uma área total de 248.650 metros quadrados, o equivalente a 35 campos de futebol. As mudas cultivadas no local são destinadas exclusivamente à manutenção das áreas verdes da capital.
Administrado pela Gerência de Áreas Verdes, o viveiro realiza atividades como levantamento de espécies com potencial para inserção no paisagismo e na arborização da cidade, implantação de matrizes e jardins clonais de mudas ornamentais e arbóreas, colheita e germinação de sementes e plantio de mudas.
Espécies
Entre as espécies arbóreas, são cultivadas por lá Oiti, Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Aroeira Vermelha, Angico Cangalha e Uva da Praia.
Entre as plantas ornamentais, o local produz Alho Social, Bulbine, Clúsia Fluminensis, Hera Roxa, Hera Roxa Crespa, Peristrofe, Amarelo, Dracena Cordiline, Agave Cinza e Azul e Agave Ouriço.
Entre as espécies frutíferas, há o cultivo de mudas de Jambo Vermelho, Pitanga, Coco da Bahia e Jabuticaba. E as palmeiras ornamentais que crescem por lá são Jerivá, De Manilla, Coco de Quarta, Triangular, Palmeira Imperial, Palmeira Rabo de Raposa e Palmito Jussara.