Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Voz ativa: estão abertas as inscrições para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Vitória

Publicada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Igualdade de gênero
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

André Sobral
Grafite Casa do Cidadão

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (11), o edital de convocação para a eleição das entidades da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Vitória (Comum) no biênio 2026/2027.

As inscrições estão abertas até quinta-feira (13) e podem ser realizadas das 10h às 16h, no próprio Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, localizado no 2º andar, Bloco C, da Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2455, bairro Itararé).

A eleição está marcada para o dia 4 de dezembro, e a posse das novas conselheiras ocorrerá em 16 de dezembro. A documentação exigida está descrita no edital disponível aqui. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3382-5471 ou pelo e-mail comum@vitoria.es.gov.br.

Participação

Podem participar entidades e coletivos que atuam na promoção e defesa dos direitos das mulheres, representando diferentes segmentos sociais: sindicatos (1 vaga), movimentos sociais (1 vaga), movimentos negros e indígenas (1 vaga), movimento LGBTQIA+ (1 vaga), coletivos de juventude (1 vaga) e movimentos feministas ou grupos de mulheres, formais ou informais (4 vagas).

As representantes serão eleitas em assembleias específicas de cada segmento, convocadas pelo Comum, sendo permitida uma única recondução. "Queremos que todos os coletivos possam participar para que o Conselho se torne forte e representativo, garantindo a proteção das mulheres e a defesa de seus direitos", destacou a gerente de Proteção à Mulher da Semcid, Adelina Diniz.

Fortalecimento das políticas públicas

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, reforçou a importância do envolvimento da sociedade civil no fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.

"A participação das entidades e coletivos é essencial para que as políticas voltadas às mulheres reflitam as suas reais necessidades. O Conselho é um espaço de escuta, diálogo e construção conjunta, e queremos que ele continue sendo uma ferramenta viva de transformação social", afirmou.

A presidente atual do Comum, Roseane da Conceição de Oliveira, enfatiza que a presença das organizações e coletivos de mulheres nas eleições do Conselho é fundamental para que as experiências, lutas e conquistas guiem as decisões. "Quando a sociedade civil participa, a gente garante representatividade, transparência e pluralidade, fortalecendo um conselho que realmente defende os direitos de todas nós", apontou.

Sobre o Conselho

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um órgão consultivo, fiscalizador e deliberativo, que assessora a Semcid nas questões relacionadas às políticas de gênero. Sua missão é assegurar às mulheres o pleno exercício da cidadania e a integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural da cidade.