Acessibilidade: Praia Acessível ganha duas novas cadeiras anfíbias
Publicada em
Por Lívia Albernaz, com edição de SEGOV/SUB-COM
André Sobral
Patrícia Pereira iniciou a trajetória no paradesporto nadando no Praia Acessível
André Sobral
Cadeiras anfíbias permitem que as pessoas com deficiência tomem banho de mar de forma segura
Projeto que caiu no gosto dos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, o Praia Acessível, que acontece sempre aos domingos, das 8 às 13 horas, na Curva da Jurema, está com duas novas cadeiras anfíbias e tenda, garantindo aos frequentadores ainda mais qualidade no banho assistido.
O projeto especial devolve aos cadeirantes prazeres comuns do dia a dia, como um banho no mar. O Praia Acessível oferece uma rampa de acesso e cadeiras anfíbias para as pessoas com deficiência que desejam se refrescar na praia.
Profissionais da Prefeitura ficam em uma tenda auxiliando para que todos os usuários tenham um lazer seguro. A cadeira anfíbia não afunda na areia e é flutuante. A altura permite ainda que a pessoa que a utiliza sinta a água do mar.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, o projeto vai funcionar de quinta a domingo no verão.
Descoberta de talentos
A atividade ainda descobre potenciais paratletas. Uma vez identificados, muitos são encaminhados ao projeto de paratletismo da Prefeitura de Vitória no Álvares Cabral. A medalhista paralímpica Patricia Pereira, que não sabia nadar, passou pelo Praia Acessível antes de cair nas piscinas do clube cabralista.
Mais esporte e lazer para todos
As novidades não param por aí. As pessoas com deficiência visual têm uma boa notícia: o projeto Bike Visão. Na atividade, que já é oferecida aos domingos, das 9 às 11 horas, perto do píer de Iemanjá, em Camburi, cegos têm a oportunidade de andar em uma bike dupla, na qual são conduzidos por outro ciclista.
Outra ação será a instalação do Núcleo Esportivo Familiar, que oferecerá atividades gratuitas para a família praticar diferentes modalidades.