Alunos orientam comerciantes e pessoas de Goiabeiras sobre defeso do caranguejo
Publicada em
Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
O período de defeso do caranguejo, que começou no último dia 1º e vai até 30 de novembro, ganhou um grande reforço na manhã desta quinta-feira (10). Um grupo de 21 alunos fez uma abordagem porta a porta em casas e comércio do bairro Goiabeiras, sob a coordenação de educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e professores.
Os estudantes são do 2º ano do curso "Técnicos em Meio Ambiente" da Escola Estadual Almirante Barroso, em Goiabeiras. A responsável pelo projeto Mangueando na Educação, Juliana Conde, disse que os alunos se envolveram muito com a ação durante as abordagens. "O projeto já fala sobre a importância da preservação do ecossistema manguezal e, hoje, eles colocaram em prática o que estão aprendendo".
Além de fazer uma abordagem pessoal, os alunos ajudaram a fixar cartazes que tratam da importância de respeitar o período em que o caranguejo uçá está fazendo a troca da carapaça, ficando, assim, mais vulnerável à cata.
Gerência de Educação Ambiental
Alunos orientam moradora de Goiabeiras sobre a proibição da cata do caranguejo
Gerência de Educação Ambiental
Aluna fixa cartaz que orienta as pessoas a respeitar o período de defeso do caranguejo
A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Andressa Fernandes, ressaltou que quem for flagrado capturando, mantendo em cativeiro, transportando, beneficiando, industrializando, armazenando ou comercializando esse crustáceo sofrerá as penalidades e sanções previstas na lei federal nº 9605/2013 e no decreto federal 6514/08.
A campanha teve início com abordagens educativas junto a comerciantes e consumidores de bares e restaurantes em Jardim Camburi, Jucutuquara, Praia do Canto e Curva da Jurema.