Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Banco de Alimentos recebe doação de frutas e legumes e distribui para famílias da capital

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Entrega de alimentos à famílias de Vitória
Entrega de alimentos à famílias de Vitória.

O Banco de Alimentos Herbert de Souza acaba de receber 736,4 kg  de alimentos frescos (tomate, brócolis e limão) e também gelatina. Uma importante contribuição para o preparo de saladas e enriquecimento de refeições neste período quente do verão. 

De acordo com a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), Roseane Fernandes, a quantidade foi suficiente para a oferta às famílias dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Maruípe, Inhangueta e São Pedro ll, e algumas unidades de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em diferentes territórios socioassistenciais. 

Na fila do Cras Inhanguetá para retirada dos produtos, a dona de casa Alessandra comentou que a oferta das verduras, legumes e frutas estava sendo muito legal. "Isso está mantendo muita família . Isso é top. Está dando pra nós comermos legal", falou ela.

Moradora do bairro Resistência, Márcia Raiane Castro fez questão de gravar um depoimento para agradecer a oferta das cestas de alimentos pelo Cras. "A gente percebe a movimentação toda para que as doações cheguem até a gente", declarou Márcia. 

Foto Divulgação
Entrega de alimentos à famílias de Vitória
Entrega de alimentos à famílias de Vitória.

Como doar?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode doar alimentos para o Banco. Os interessados podem fazer contato por meio do whatsapp institucional do equipamento (27) 98141-0198, que a equipe de nutricionistas e operação dará todo apoio e orientação aos doadores. 

O Banco de Alimentos recebe doação de qualquer tipo de alimento, desde que estejam em condições de segurança sanitária para consumo humano. Por exemplo: alimentos arrecadados em eventos tipo ingresso solidário ou alimentos próximos ao vencimento, com rótulos rasgados, mas com embalagens intactas ou ainda frutas, legumes ou verduras.

Roseane Fernandes fez questão de reforçar que a distribuição dos alimentos é feita considerando dados de insegurança alimentar e Nutricional dos municípes, baseados principalmente no critério de renda apurado por meio do CadÚnico. Dessa forma, são prioridade famílias onde se identifica  menor renda. O atendimento é feito por meio da rede de serviços da Semas, ofertando junto com o alimento outras intervenções, como programas de transferência de renda, encaminhamentos para serviços de saúde, acompanhamento familiar, etc. 

Nos casos de alimentos perecíveis, considerando a necessidade de consumo imediato para evitar o desperdício, também há distribuição para produção de alimentos servidos prontos a população, como nas refeições ofertadas pelos Centros Pop, por organizações da sociedade civil cadastradas no Banco de alimentos (como a Apae, por exemplo). 

A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Mannato, declarou ser crucial a mobilização de toda a sociedade no combate à fome. "A insegurança alimentar é um problema que exige ações coordenadas de todos os setores", enfatizou.