Considerado foragido desde 2020, um homem de 49 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) dentro de um coletivo, na Ilha do Príncipe, na segunda-feira (10). Ele era procurado pela Justiça de Santa Catarina e foi identificado pelas câmeras de reconhecimento facial do Núcleo de Intervenção Rápida (NIR) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
A parceria entre o NIR e a Guarda de Vitória levou a localização do indivíduo que possui condenação de oito anos e três meses de prisão pelo crime de roubo majorado. Assim que as câmeras flagraram o passageiro dentro de um coletivo, a Guarda de Vitória foi comunicada para que fosse realizada a abordagem.
"Não foi possível sequer qualquer reação. O suspeito foi identificado e confirmado como foragido da Justiça, com condenação pelo crime de roubo e mandado de prisão em aberto expedido pela Segunda Vara Criminal de Tubarão, em Santa Catarina", descreveu o inspetor Amâncio, da Guarda de Vitória.
O passageiro foi encaminhado para à Delegacia Regional de Vitória, onde permaneceu à disposição da autoridade policial. Além do mandado de prisão, o indivíduo já foi detido por ameaça, lesão corporal, violência contra mulher e descumprimento de medida protetiva.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, destacou a importância da tecnologia no reforço à segurança pública. "São ferramentas que auxiliam na retirada de criminosos das ruas, entre eles condenados, com mandados de prisão em aberto, que muitas vezes circulam livremente. A detenção dentro do ônibus ocorreu de forma técnica e tranquila, preservando a integridade dos passageiros e garantindo o cumprimento da lei."