Imprensa
Praça do Cauê revitalizada é entregue aos moradores
Publicada em | Atualizada em
Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Uma praça acolhedora, iluminada, cheia de vida, compartilhada por jogadores de tênis, crianças, idosos, moradores que levam seus pets para passear ou simplemente contemplar as árvores, o novo paisagismo e a nova configuração do lugar. Totalmente revitalizada, a praça do Cauê, em Santa Helena, foi entregue aos moradores nesta sexta-feira (29).
A entrega mereceu até uma placa instalada ao lado da praça que marcou a última reforma do lugar, no ano 2000.
Entre os trabalhos, houve demolição dos muros e gradis que cercavam o local; nivelamento dos canteiros em seu entorno; instalação e delimitação do meio-fio para novo paisagismo; recuperação do piso e pintura das quadras de tênis e poliesportiva; abertura das rampas de acesso ao espaço e correção dos meios-fios em volta dos canteiros e jardins; reposição de pedras portuguesas que formam a calçada da praça; plantio de gramado e plantas e instalação do alambrado do playground.
O local também ganhou uma Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI) com equipamentos em aço inox e um espaço Pracão, voltado para a socialização de cachorros.
Convite
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, feliz com a conclusão da maratona de intervenções de várias secretarias, coordenada pela Central de Serviços, convidou todos os moradores do entorno a cuidarem do histórico local, agora completamente remodelado.
"Conheci essa praça quando ainda era um campo de futebol de areia. Ela estava cercada e ocupada por pessoas em situação de rua. Nós acolhemos as pessoas. Revitalizamos completante a praça. Agora ela é de vocês. Ocupem! Frequentem com seus familiares", conclamou o prefeito.
Ele adiantou que em breve a Secretaria de Esportes e Lazer vai levar para a praça ginástica aeróbica no período noturno, que já acontece em 18 bairros com mais de 3 mil praticantes.
O secretário Leonardo Gonçalves, da Central de Serviços, agradeceu à comunidade o apoio e a compreenssão durante as obras de revitalização. "Fica ainda o nosso agredecimento às secretarias que participaram dessa tarefa de devolver para a comunidade um local histórico para a cidade de Vitória", disse.


Atrações
O parquinho para as crianças não foi esquecido. Novos bancos foram instalados, assim como novos caminhos foram criados com a retirada dos muros e gradis.
Durante a inauguração da nova praça do Cauê, oito food trucks com alimentação gourmet variada, seis barracas com artesanato e brinquedos para a criançada estiveram disponíveis.
A praça do Cauê ainda ganhou uma galeria de arte a céu aberto. O muro do espaço recebeu um trabalho de grafite da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF).
A moradora Rita Mayrink estava radiante com o novo espaço. "Estamos todos felizes. Era o que faltava para a gente. Mudou tudo. Era uma praça abandonada. Ninguém das redondezas frequentava. Agora vem todo mundo. Inclusive eu!", disse.
Itiene Lima da Silva coordena um grupo de moradores que levou a reivindicação à administração municipal. "Há mais de 10 anos esperávamos essa reforma. Agora temos uma nova praça", comemorou.
A mesma alegria era compartilhada pela moradora Ronilce Matos: "Sempre sonhei em poder frequentar essa pracinha. Hoje é um sonho que está sendo realizado", disse.
História
A praça do Cauê foi planejada pelo engenheiro Saturnino de Brito, dentro do projeto Novo Arrabalde, que planejou o crescimento da cidade para o norte, na Região da Praia do Canto. Não há uma data de fundação desse espaço. Mas, nos arquivos municipais, há registros dessa praça na década de 1920. Em 1948, o nome da praça, instituído pela Lei 21, foi Benjamin Constant. Em 2007, a lei 7.053 alterou para Cristóvão Jacques.

