Nesta segunda (10) e terça-feira (11), a Secretaria de Saúde de Vitória recebe a visita do secretário de Saúde de Caxias do Sul, Rafael Bueno, que veio à cidade com parte da sua equipe para conhecer de perto as principais estratégias que estão sendo implementadas na Saúde da capital.
Participam da visita a diretora do Departamento de Avaliação, Controle e Regulação e Auditoria, Marguit Weber Meneguzzi, a diretora de Recursos Humanos, Andressa Moreira Gallo e a diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Juliana Argenta Calloni.
Ao lado da secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, os profissionais ouviram sobre projetos importantes para a cidade como a ampliação da oferta de consultas e exames especializados; o Painel de Medicamentos; as tecnologias utilizadas no combate ao mosquito Aedes aegypti como monitoramento da aplicação do fumacê, o uso de drones e tablets para os agentes de saúde; a implantação do FacilitaVix (totem de autoatendimento), entre outras ações.
Foto Divulgação
Nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 2 milhões de procedimentos especializados, e a meta para os próximos quatro anos é chegar a 3 milhões. Atualmente, mais de 90% das consultas e exames são agendados em menos de 100 dias, o que possibilitou a eliminação de filas em diversas áreas como tomografia, mamografia, urologia, ressonância magnética e fisioterapia.
"Estamos comprometidos em oferecer uma saúde pública cada vez mais acessível, conectada, moderna e humanizada em Vitória. Cada obra, cada programa e cada serviço implantado têm como principal objetivo cuidar das pessoas. Ampliamos o acesso a consultas e exames, investimos em tecnologia, valorizamos nossos profissionais e estamos construindo equipamentos modernos, como a primeira UPA de Vitória. E recentemente, Vitória conquistou o 1º lugar entre as capitais brasileiras no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública. Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo: aproximando os serviços da população, garantindo atendimento mais humano e fortalecendo a rede em todas as fases da vida", destacou Magda.
Foto Divulgação
O secretário de Saúde de Caxias do Sul reforçou a parceria com a Secretaria de Saúde de Vitória. "É uma grande satisfação sermos acolhidos pela secretária Magda Lamborghini e toda a sua equipe. Este momento de integração e aprendizagem são muito importantes para aprimorarmos ainda mais nossos serviços. Temos grandes expectativas de replicar as experiências de sucesso que conhecemos aqui em Vitória. Nosso objetivo é agilizar e ampliar a oferta de serviços para a nossa realidade e assim beneficiar diretamente nossa população", explicou Rafael.
" A gente consegue perceber que a saúde de Vitória trabalha com métricas bem consolidadas e claras, o que permite fazer uma gestão plena de todos os serviços. Também vimos na UBS (Unidade Básica de Saúde) que realmente existe um roteiro estabelecido e claro para o usuário, o que também deixa os profissionais satisfeitos com o que eles estão desenvolvendo. Esse controle de métricas de gestão é algo que vamos querer implantar", contou Andressa Gallo.
"Eu vi em Vitória uma Atenção Primária (à Saúde) muito robusta, com incremento muito forte de ações em toda a Secretaria voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento dessa Atenção Primária como a porta de entrada do usuário (ao SUS) e a ordenadora do cuidado", afirmou Juliana Calloni.
A equipe também visitou o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai); a Casa Rosa; o Centro Municipal de Especialidades; a equipe do Saúde Tá On; entre outros serviços e inovações tecnológicas implementadas na rede.