Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Rerpresentantes da Saúde de Caxias do Sul visitam Vitória para conhecer projetos de sucesso

Publicada em | Atualizada em

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Representantes do município de Caxias do Sul visitam equipamentos de Saúde da capital

Nesta segunda (10) e terça-feira (11), a Secretaria de Saúde de Vitória recebe a visita do secretário de Saúde de Caxias do Sul,  Rafael Bueno, que veio à cidade com parte da sua equipe para conhecer de perto as principais estratégias que estão sendo implementadas na Saúde da capital.

Participam da visita a diretora do Departamento de Avaliação, Controle e Regulação e Auditoria, Marguit Weber Meneguzzi, a diretora de Recursos Humanos, Andressa Moreira Gallo e a diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Juliana Argenta Calloni. 

Ao lado da secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, os profissionais ouviram sobre projetos importantes para a cidade como a ampliação da oferta de consultas e exames especializados; o Painel de Medicamentos; as tecnologias utilizadas no combate ao mosquito Aedes aegypti como monitoramento da aplicação do fumacê, o uso de drones e tablets para os agentes de saúde; a implantação do FacilitaVix (totem de autoatendimento), entre outras ações.

Foto Divulgação
Representantes do município de Caxias do Sul visitam equipamentos de Saúde da capital

Nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 2 milhões de procedimentos especializados, e a meta para os próximos quatro anos é chegar a 3 milhões. Atualmente, mais de 90% das consultas e exames são agendados em menos de 100 dias, o que possibilitou a eliminação de filas em diversas áreas como tomografia, mamografia, urologia, ressonância magnética e fisioterapia.

"Estamos comprometidos em oferecer uma saúde pública cada vez mais acessível, conectada, moderna e humanizada em Vitória. Cada obra, cada programa e cada serviço implantado têm como principal objetivo cuidar das pessoas. Ampliamos o acesso a consultas e exames, investimos em tecnologia, valorizamos nossos profissionais e estamos construindo equipamentos modernos, como a primeira UPA de Vitória. E recentemente, Vitória  conquistou o 1º lugar entre as capitais brasileiras no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública. Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo: aproximando os serviços da população, garantindo atendimento mais humano e fortalecendo a rede em todas as fases da vida", destacou Magda.

Foto Divulgação
Representantes do município de Caxias do Sul visitam equipamentos de Saúde da capital

O secretário de Saúde de Caxias do Sul reforçou a parceria com a Secretaria de Saúde de Vitória. "É uma grande satisfação sermos acolhidos pela secretária Magda Lamborghini e toda a sua equipe. Este momento de integração e aprendizagem são muito importantes para aprimorarmos ainda mais nossos serviços. Temos grandes expectativas de replicar as experiências de sucesso que conhecemos aqui em Vitória. Nosso objetivo é agilizar e ampliar a oferta de serviços para a nossa realidade e assim beneficiar diretamente nossa população", explicou Rafael. 

" A gente consegue perceber que a saúde de Vitória trabalha com métricas bem consolidadas e claras, o que permite fazer uma gestão plena de todos os serviços. Também vimos na UBS (Unidade Básica de Saúde) que realmente existe um roteiro estabelecido e claro para o usuário, o que também deixa os profissionais satisfeitos com o que eles estão desenvolvendo. Esse controle de métricas de gestão é algo que vamos querer implantar", contou Andressa Gallo.

"Eu vi em Vitória uma Atenção Primária (à Saúde) muito robusta, com incremento muito forte de ações em toda a Secretaria voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento dessa Atenção Primária como a porta de entrada do usuário (ao SUS) e a ordenadora do cuidado", afirmou Juliana Calloni.

A equipe também visitou o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai); a Casa Rosa; o Centro Municipal de Especialidades; a equipe do Saúde Tá On; entre outros serviços e inovações tecnológicas implementadas na rede.