Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Semmam participa de ação integrada em área de preservação ambiental em Guarapari

Publicada em

Por Regina Freitas, com edição de Edlamara Conti


Carlos Antolini
Fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente
O Grupo de Trabalho de Fiscalização Integrada da Região Metropolitana fiscaliza, elabora projetos e faz ações integradas

O Grupo de Trabalho de Fiscalização Integrada da Região Metropolitana faz, nesta sexta-feira (13), a primeira ação em conjunto, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Concha D’Ostra, no município de Guarapari.

A ação conta com fiscais das prefeituras de Vitória, Serra, Cariacica e Guarapari, dos Institutos Estaduais de Meio Ambiente (Iema) e de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e das Polícias Militar, Ambiental e Civil, por meio da Delegacia de Crimes Ambientais.

O objetivo é derrubar cercas demarcadoras na Reserva, evitando assim que haja ocupação por moradores e construção de casas.

Trata-se de um local de preservação ambiental, informa a gerente de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Maura Helena Pizzaia.

O grupo foi formado a partir do 1º Encontro Regional para Fortalecimento e Integração do Poder de Polícia, realizado pela Semmam e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), em Vitória, agosto de 2012. O grupo vem se reunindo com periodicidade, estudando as mudanças trazidas pela Lei Complementar 140, de 08 de dezembro de 2011.

“Esta será a primeira ação deste grupo. É como um treinamento” comenta Maura Helena. A LC 140 trata do poder de polícia local, sobre as competências administrativas dos entes federativos na área ambiental, principalmente, do licenciamento e da fiscalização ambiental.

O Grupo de Trabalho de Fiscalização Integrada da Região Metropolitana, além de fiscalizar, vem elaborando planos, projetos e ações integradas, para atender o que determina a legislação, com relação à fiscalização, considerando as características de cada município.