Vitória (Semus) recebeu destaque nacional na luta contra o HIV. A capital capixaba teve três, dos quatro projetos, selecionados em Chamada Pública do Ministério da Saúde (MS) para mapear experiências de sucesso na Prevenção Combinada ao HIV.
A iniciativa é do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/SVSA/MS), da Secreraia de Saúde de Vitória (Semus), que busca identificar, valorizar e dar visibilidade a práticas bem-sucedidas já desenvolvidas em diferentes territórios do país, fortalecendo as políticas públicas de saúde que contribuam para que a Aids não seja mais um problema de saúde pública até 2030.
O primeiro trabalho selecionado foi intitulado de "Portas Abertas: Experiência Local na Ampliação do Cuidado às PVHA (Pessoas Vivendo com HIV)". Ele foi desenvolvido pela diretora do Centro de Referência em IST, Viviane Rassele Silva Caliman, com o objetivo de promover o cuidado integral, garantindo acesso rápido ao acompanhamento e tratamento antirretroviral, melhorando a retenção e a adesão ao tratamento.
O segundo projeto, nomeado como "Rodas de Conversa sobre Prevenção Combinada e Testagem Itinerante de IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis)", foi desenvolvido pelo psicólogo do Centro de Referência em IST, Matheus Magno dos Santos Fim, que abordou a prevenção para jovens e idosas(os), especialmente em situação de vulnerabilidade, com ações que possibilitem o acesso à informação e à prevenção de ISTs, bem como testagem e aconselhamento.
O terceiro trabalho selecionado se chama "Descentralização da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no Município de Vitória/ES: Ampliação do acesso e integração na Rede de Atenção Primária". O desenvolvimento desse projeto ficou por conta das técnicas de Vigilância em IST, Cyntia Gomes e Janaína Ferrari, e teve, como principais objetivos, alcançar populações vulneráveis e fortalecer a capacidade das Unidades de Saúde na prevenção do HIV. Além disso, o trabalho destaca a ampliação do acesso à PrEP por meio da oferta na Atenção Primária e a integração entre a Vigilância Sanitária e a Atenção em Saúde.
Os projetos selecionados integrarão uma publicação técnica nacional, sistematizando boas práticas para orientar futuras ações no território nacional quanto ao enfrentamento ao HIV e à Aids que estarão disponíveis no site da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's)
Para receber assistência relacionada a qualquer Infecção Sexualmente Transmissível (lST), o primeiro passo do munícipe deve ser procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Isso deve ocorrer sempre que:
- Desejar fazer testes para o HIV, a sífilis, a hepatite B ou hepatite C;
- Perceber algum sinal ou sintoma de uma lST;
As pessoas com resultado positivo para o HIV são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o Centro de Referencia em Infecções Sexualmente Transmissíveis - Parque Moscoso, onde deverão confirmar o diagnóstico e também receber o tratamento. O atendimento no Centro de Referência é realizado por equipe interdisciplinar (assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, psicólogo, auxiliar e técnico de enfermagem, laboratório e farmácia).
Onde fica? Rua Cais de São Francisco, 54, Centro - Parque Moscoso (Primeiro andar da Unidade de Saúde de Vitória) Horários de funcionamento Geral - De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h horas Farmácia - De segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP) e de Acidentes de Materiais Biológicos - De segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas