Plano Municipal de Segurança Cidadã auxilia no combate à violência

Yuri Barichivich
Guarda Municipal

O Plano Municipal de Segurança Cidadã foi lançado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) em julho de 2015, com o objetivo de reunir diretrizes no combate à violência e ajudar na queda dos índices de criminalidade na capital. O documento tem a finalidade de garantir à população um ambiente cada vez mais seguro, além de uma cidade mais humana e organizada.

A realização do Plano seguiu a metodologia apresentada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), estabelece um método de levantamento e análise de dados divididos em eixos.

Esses eixos tratam de diversas de situações: a prevenção e controle de delitos; o fortalecimento da relação entre polícia, comunidade e Justiça; o contexto urbano seguro; a prevenção da violência contra a mulher e a infância; a redução dos fatores de risco e o fortalecimento da coesão social.

O documento final, de 71 páginas, foi elaborado por uma equipe de trabalho do Observatório de Segurança Pública da Semsu. Já a captação de dados envolveu, além da Prefeitura de Vitória, estatísticas fornecidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. O documento foi concluído após a captação de dados por meio de reuniões realizadas nas nove regiões administrativas da cidade.

O Plano Municipal de Segurança Cidadã traz um mapa das ações de várias secretarias municipais da Prefeitura e mostra o conjunto do que vem sendo feito pelo próprio município, como também as realizações dos órgãos do Estado, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Um dos principais objetivos apresentados refere-se à integração das forças públicas de segurança. A Prefeitura de Vitória aparece como a principal responsável pelas ações de caráter preventivo que garantem a segurança pública.

Plano Municipal de Segurança Cidadã


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)