Publicada em 11/08/2017, às 18h27

Por Andrea Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM

Horta comunitária e academia do idoso em Forte São João, Cruzamento e Romão


Diego Alves
Horta comunitária Alagoano
Horta comunitária permite que moradores façam plantio e cultivo de plantas para uma alimentação saudável

Os bairros Forte São João, Cruzamento e Romão, que fazem parte da Poligonal 2, podem comemorar. As obras da Academia do Idoso e da horta comunitária já estão em andamento. Ainda serão realizadas a proteção de uma nascente de água, destinada a regar a horta, e uma pintura em grafite nos muros entre os bairros Romão e Forte São João.

Para esclarecer as possíveis dúvidas dos moradores, são realizadas reuniões com as comunidades. Com a presença da coordenadora do programa Hortas Comunitárias da Prefeitura de Vitória, Henriqueta do Sacramento, assistentes sociais da Secretaria de Obras e Habitação (Semohab), lideranças e moradores dos bairros, a primeira reunião aconteceu no dia 3 deste mês, na Igreja Católica do Forte São João, e foi destinada a ensinar a comunidade a plantar, colher e cuidar da horta comunitária.

"Queremos incentivar as trocas de saberes e fazeres da própria comunidade fortalecendo a solidariedade , cooperação, amizade e participação comunitária, além de encorajar o consumo e o preparo de alimentação saudável e orgânica, visando à redução do sobrepeso, obesidade, doenças crônicas não transmissíveis e sedentarismo. Com a criação da horta comunitária, vamos estimular o autocuidado e o consumo consciente das plantas medicinais através do cultivo, preparo e uso", explicou Henriqueta.

Fim do depósito irregular de lixo

O vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, explica que a proposta de ocupação da área, antes usada como depósito irregular de lixo, surgiu da própria comunidade. "Após conversa com os moradores, eles optaram por um equipamento que permitisse a prática esportiva, a convivência comunitária, além de evitar o depósito irregular de lixo no local".

Uma equipe de arquitetos da Semohab esteve no local para analisar o local e, assim, desenvolver um projeto que atendesse às demandas solicitadas pelos moradores.

A horta comunitária terá nove canteiros suspensos e a academia do idoso contará com a instalação de nove equipamentos. Para proteger a nascente que fica ao lado da horta, será realizada a construção de uma bica para molhar as plantas cultivadas no local.

Grafite

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a segunda reunião com a comunidade aconteceu na última terça-feira (8), na Igreja Assembleia de Deus do Romão, e serviu para esclarecer possíveis questionamentos sobre o grafite que embelezará a região. "Estamos trabalhando muito aqui na Poligonal 2, e possuímos diversas intervenções, como habitação, mobilidade urbana, internet gratuita, lazer, horta comunitária e muito mais", completou Sérgio Sá.

Leonardo Silveira
Entrega da Academia Popular do Idoso no bairro Jesus de Nazareth
Moradores da Poligonal 2 também poderão fazer exercícios nos equipamentos da academia do idoso

Satisfação

Quem está muito satisfeito com os investimentos que a Prefeitura tem realizado na região é Geraldo Alves da Silva, presidente do movimento de moradores do Forte São João. "Posso afirmar que toda a comunidade está muito feliz com as ações que estão acontecendo em nosso bairro. As reuniões estão sendo muito explicativas e não vemos a hora de começarmos a trabalhar na nossa horta", disse.

Para as próximas semanas, estão marcadas outras reuniões com as comunidades para aprofundar os ensinamentos sobre a horta comunitária, a academia do idoso e a proteção à nascente.

As obras na Poligonal 2 (Forte São João, Cruzamento e Romão) começaram em junho, e a previsão de término é no final do mês. Ao todo, serão investidos R$ 147.546,92.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)