Educação Especial


Introdução

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e etapas educacionais. A Política de Educação Especial de Vitória tem como objetivo subsidiar o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, nas ações cotidianas planejadas e desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

Público alvo

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), entende­se que os alunos com deficiências são aqueles com comprometimentos nas áreas física, intelectual ou sensorial (surdos, cegos, baixa­visão, surdo­cego); transtornos globais do desenvolvimento (autismo, sindromes do espectro autista e psicose infantil) e altas habilidades ou superdotação sendo aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes; também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

Serviços

É ofertado a esses alunos da rede pública municipal, tanto no horário regular quanto no contraturno escolar, o atendimento educacional especializado. Este trabalho é realizado por professores especializados em educação especial, que dentre outras ações docentes, organizam com os demais profissionais da escola, procedimentos didáticos pedagógicos diferenciados, atuando de forma articulada na organização do trabalho destinado a crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas diferentes Unidades de Ensino do município.

Atendimento Educacional Especializado (AEE)

O atendimento educacional especializado no contraturno (AEE) é direito de todos os alunos sendo desenvolvido pelos professores especializados, com o objetivo de eliminar as barreiras e impedimentos socioculturais a que esses alunos estão sujeitos no dia a dia.

A Política de Educação Especial no município de Vitória

Deficiências Múltiplas e Intelectual

Tem acompanhamento especifico na rede. Os alunos que apresentam uma ou mais deficiências associadas são acompanhados por uma equipe composta por profissionais que atuam na unidade escolar.

Transtornos Globais do Desenvolvimento

São aqueles que apresentam Autismo clássico, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância (psicoses) e Transtornos Invasivos sem outra especificação. O processo de inclusão desses alunos ocorre por meio do trabalho articulado entre professores especializado e os demais profissionais da escola.

Salas de Recursos Multifuncionais

As escolas da rede municipal dispõem de uma Sala de Recursos Multifuncionais organizada pelo MEC, com equipamentos e materiais para o público-alvo da Educação Especial. Recursos esses que contribuem para o planejamento de ações metodológicas junto aos professores regentes fomentando e potencializando ações articuladas no turno e contraturno do aluno.

Última atualização em 24/04/2019, às 17h31

Ensino de Sorobã e Braille auxiliam a inclusão de aluno com deficiência visual

Elizabeth Nader
soroban

Visando à inclusão do aluno com deficiência visual no processo de ensino-aprendizagem, a Prefeitura de Vitoria oferece em todas as escolas da rede pública municipal onde há estudantes cegos matriculados o ensino do Braille e do Sorobã. O objetivo é auxiliar na inclusão do aluno com deficiência visual.

Para aprender o código Braille, os alunos contam com professor especializado e equipamentos como: reglete, punção e máquina de escrever em Braille. Já o Sorobã é um instrumento que trabalha com cálculos e operações matemáticas. Quando dominado pelo estudante seu uso pode se tornar mais rápido do que o de uma calculadora.

Além dos equipamentos e materiais nas escolas onde há alunos cegos, o município conta com Sala de Recursos Multifuncionais, com equipamentos específicos para alunos com cegueira.

Última atualização em 11/04/2019, às 18h17

Estudantes com autismo têm atendimento em horário regular e no contraturno

No processo de inclusão educacional dos alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), a Secretaria Municipal de Educação de Vitória, por meio da Coordenação de Formação e Acompanhamento à Educação Especial, atende aos alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

O acompanhamento e as atividades educacionais ocorrem diariamente, durante a jornada escolar, por meio da articulação entre os professores especializados e os demais profissionais da escola.

Além do estudo em horário regular de aulas, também é oferecido, no contraturno, o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este atendimento se dá de forma complementar, com vistas à eliminação de barreiras que dificultam e interferem no processo de aprendizagem.

Última atualização em 21/07/2014, às 18h24

Aluno com deficiência visual recebe orientação para se locomover

Orientar-se e locomover-se com autonomia e segurança no ambiente escolar pode ser um desafio para o estudante com deficiência visual. Na rede municipal de ensino de Vitória, o aluno cego ou com baixa visão recebe o apoio dos profissionais especializados no Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço ofertado pela modalidade de educação especial, nas unidades escolares.

Os professores especializados possuem formação para definir procedimentos didáticos e pedagógicos diferenciados para propiciar o acesso ao currículo escolar, pela via da adaptação de materiais didáticos, do ensino do código Braille e Sorobã, e da utilização de recursos de tecnologia assistiva, materiais e equipamentos específicos (impressoras, softwares e programas, lupas, máquinas de Braille, dentre outros).

Com o acompanhamento desses educadores, os alunos com deficiência percorrem espaços da cidade, como padarias, parques e farmácias, e aprendem a utilizar os sentidos humanos e ferramentas de tecnologia assistivas (bengalas, pré-bengalas, entre outras), de forma a atender as suas necessidades e estimular o desenvolvimento de habilidades sensoriais, possibilitando a construção de conceitos e sua plena participação e inserção social.

Última atualização em 11/04/2019, às 18h17

Tecnologias assistivas auxiliam ensino de alunos com deficiência

Carlos Antolini
Acessibilidade na Escola de Governo - Cadeirante Carla

Ferramentas como teclado falado, mouses especiais, cadeiras de rodas manuais ou elétricas, bengalas, muletas e próteses são denominadas Tecnologias Assistivas (TAs). Também fazem parte das TAs as rampas, adaptações em banheiros e mobiliário, entre outros projetos arquitetônicos para acessibilidade.

Esses recursos e serviços são disponibilizados aos estudantes com deficiência na rede municipal de ensino de Vitória, nas unidades em que estão matriculados. O objetivo é que eles levem maior autonomia e independência aos alunos, contribuindo diretamente no processo de ensino­ e aprendizagem e na efetivação da inclusão escolar. As tecnologias assistivas são utilizadas para potencializar as diferentes aprendizagens e formas de viver com qualidade.

Última atualização em 11/04/2019, às 18h20

Rede municipal oferece Educação Bilíngue para alunos surdos

Elizabeth Nader
Curso de Libras

Atendendo às Diretrizes da Política Nacional de Educação Inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação implantou na rede de ensino de Vitória, em 2008, a Política de Educação Bilíngue para os alunos surdos.

Essa política consiste, basicamente, no respeito à singularidade linguística do aluno com surdez em seu processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, ele aprende a Língua Brasileira de Sinais - Libras (uma língua visual e espacial) como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua.

Atualmente, sete escolas municipais possuem uma equipe de professores bilíngues, instrutores e professores de Libras, além de tradutores e intérpretes (Libras-Língua Portuguesa-Libras). Essas escolas são referências para matrícula de alunos com surdez.

Oferta do Ensino de Libras na educação infantil e fundamental

Nome da unidade Endereço Telefone
Secretaria de Educação Rua Doutor Arlindo Sodré, 485
Itararé
1 ocorrência(s)

Fonte: Secretaria de Educação de Vitória - SEME

Última atualização em 11/04/2019, às 18h20

Vitória tem política de educação especial para altas habilidades/superdotação

Carlos Antolini
Linguagem de libras

Os alunos da rede municipal de ensino que apresentam indícios de altas habilidades/superdotação (AH/SD) são observados, acompanhados e encaminhados para o desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular na sua área de interesse.

O objetivo é ampliar os conteúdos e experiências desenvolvidos na escola e potencializar talentos no decorrer do Ensino Fundamental.

Os projetos e práticas de enriquecimento curricular para esses alunos podem ser estimulados no âmbito escolar, nas salas de recursos com professores especializados e nas instituições parceiras.

Entre as diversas atividades desenvolvidas estão:

  • Identificação inicial de alunos com indícios de AH/SD, por meio da observação do desempenho dos alunos nas atividades em sala de aula, ações e projetos curriculares no contexto da sua escola;
  • Projetos específicos nas áreas de interesse dos alunos com professores especializados, para potencializar e aprofundar habilidades e talentos, nas salas de recursos, localizadas nas escolas-referência;
  • Oferta de práticas e experimentos criativos por meio de instituições parceiras, públicas e privadas.

As salas de recursos localizam-se em seis escolas de Ensino Fundamental do Sistema de Ensino de Vitória, denominadas escolas-referência. São elas:

  • EMEF Álvaro de Castro Mattos
    Rua Odete de Oliveira Lacourt, 159, Jardim da Penha - Ver no mapa
    Telefone: (27)3227-6807
  • EMEF Maria José Costa Moraes
    Rodovia Serafim Derenzi, 4449, São José - Ver no mapa
    Telefone: (27)3233-1599
  • EMEF Maria Madalena Oliveira Domingues
    Rua Carlos Delgado Guerra Pinto, 450, Jardim Camburi - Ver no mapa
    Telefone: (27)3347-4746
  • EMEF Padre Anchieta
    Avenida João Santos Filho, 295, Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
    Telefone: (27)3223-3999
  • EMEF Prof. Vercenílio da Silva Pascoal
    Rua José Martins Delazare, 200 - Joana D´arc - Ver no mapa
    Telefone: (27)3325-5152
  • EMEF Castelo Branco
    Avenida Jurema Barroso, 130 - Ilha do Príncipe - Ver no mapa
    Telefone: (27)3223-0072

Última atualização em 20/03/2019, às 16h29


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)