Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Arte na Cidade

Em busca de maior valorização da arte capixaba, a Prefeitura de Vitória tem projetos e programas que permitem a ampliação dos espaços para que artistas locais trabalhem e divulguem sua arte. Essas ações que visam ao reconhecimento e à ampliação da arte capixaba. 

Projeto A Arte é Nossa leva grafites, desenhos e pinturas para muros de Vitória

Shan Medeiros

Programa A Arte é Nossa

Humanizar os espaços públicos e democratizar a produção artística local são os pontos de partida do projeto "A Arte é Nossa", que faz parte da política cultural da cidade "Vitória é Cultura", que envolve várias secretarias e já deixou sua marca em vários pontos da capital. O objetivo é devolver aos moradores de Vitória os espaços públicos da cidade de forma mais bonita, valorizando e estimulando a criatividade do artista local, além de reforçar a importância da cultura como elemento de transformação das cidades.

O “A Arte é Nossa” realiza intervenções urbanas em espaços públicos da capital e utiliza suportes diversos para imprimir a sua marca, que é popularizar a arte urbana, além de colorir o dia a dia dos moradores. Para isso, os muros da cidade ganham obras realizadas com, entre outras técnicas, grafite, arte-mural, arte-relevo e pintura. 

“A Arte é Nossa” também tem como objetivo popularizar a produção artística e mapear seus criadores, de modo a tornar mais democrático o acesso dos artistas ao projeto, por meio de editais de credenciamento.

Trabalhos anteriores

Desde 2013, o projeto "A Arte é Nossa" vem colorindo e levando a arte para diversos espaços públicos de Vitória. Confira quais são e onde estão os outros trabalhos do projeto na cidade

  • Cardume de Cordas/ Muro da Fames – Ficore Kabelera (abril/ 2015): grafite que faz referência à baía de Vitória e aos instrumentos musicais, como o violão e o violoncelo, e tem como objetivo retratar a relação da música, em diálogo com o espaço físico em que o trabalho se encontra, e a geografia do local.
  • Casa do Ler e Saber – Renato Pontello (dezembro/ 2014): grafite realizado no Parque Barreiros, na Grande Maruípe, que fala sobre a relação das crianças com a literatura.
  • Muro Ministério da Fazenda/ Bonde da História (Centro) – Antonio Natural e Dione Salvador (julho/ 2014): muro em arte relevo que retrata vários prédios históricos da cidade de Vitória.
  • Muro da Fábrica de Idéias (Jucutuquara) – Emílio Aceti e Centro Grafitacional (julho/ 2014): grafite baseado na proposta do espaço, que é difundir e valorizar a economia criativa.
  • Muro da Casa da Juventude (São Pedro) – Ficore (fevereiro/ 2014): desenho livre inspirado na fotografia e no olhar de cada cidadão sobre a cidade.
  • Parque da Fonte Grande (São Pedro) – Antonio Natural e Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho em arte relevo inspirado na fauna e na flora do Parque da Fonte Grande.
  • Tapume do Hidroavião (Santo Antônio) – Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho inspirado nas figuras tradicionais do samba e em seus foliões. Localizado próximo ao Sambão do Povo.
  • Tapume na praia de Camburi – Dione Salvador (dezembro/ 2013): localizado no calçadão da praia de Camburi, o desenho foi inspirado em práticas esportivas para dialogar com os cidadãos que usam o espaço para se exercitar.
  • Fafi (Centro) – Dione Salvador (novembro/ 2013): ação feita em comemoração ao dia da cultura e tendo como referência a música, o teatro e a dança.
  • Escadaria de São Benedito – Dione Salvador – (agosto/ 2013): desenho livre inspirado no mangue, que é tão presente na paisagem natural da cidade de Vitória.

Está em vigor na Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o Edital para Credenciamento de Artistas das Artes Plásticas Para Composição do Banco de Dados do Projeto "A Arte é Nossa” que pretende fazer um cadastro dos artistas locais para futuros projetos dentro do programa. Os profissionais credenciados poderão ser contratados pela Secretaria Municipal de cultura (Semc) de acordo com a necessidade do “A Arte é Nossa” e assim colaborar com a aproximação da arte no cotidiano dos moradores da cidade de Vitória.

Como se inscrever

Edital de Credenciamento 2015

Formulário de Credenciamento 2015

Catálogo Projeto A Arte é Nossa

Última atualização em 26/01/2016

Voltar para o topo

Artes na Praça: expositores passam por seleção

Foto: Divulgação/Setger

Rosas feitas de escamas de peixe em cima de uma mesa

O Programa Artes na Praça está aberto à participação de artesãos e quituteiros da Grande Vitória. Para participar como expositor, é preciso ficar atento à abertura do processo de seleção, que é divulgado nos Atos Oficiais do Poder Executivo.

O edital publicado especificará os documentos pessoais necessários para inscrição, bem como os critérios utilizados para a seleção de expositores.

A fiscalização do Programa Artes na Praça é feita pela Secretaria de Trabalho e Geração de Renda e pelo Comitê Gestor do Programa, formado por quatro representantes da Prefeitura e quatro representantes dos expositores, eleitos pelo voto direto.

Última atualização em 18/08/2014

Voltar para o topo

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica