Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Controle e orientações sobre pombos

O pombo doméstico (Columba livia) é uma ave comum na maioria das cidades em quase todos os países. Visto que o Brasil não constitui seu habitat original, não há predadores locais em quantidade que promovam um controle biológico natural eficiente (exemplo de falcões, gaviões e felinos). Com isso, os mesmos proliferam-se em grande número devido à grande oferta e disponibilidade de alimento e água que encontram no meio urbano, motivo pelo qual essa espécie é considerada como sinantrópica nociva (praga urbana), conforme o que dispõe a Instrução Normativa IBAMA n° 141/2006.

Desde o momento em que se instalam, essas as aves estabelecem grande afinidade com seu domicílio fazendo do mesmo seu abrigo vitalício. Somente a interrupção do suprimento alimentar/água e a aplicação de um sistema eficaz de barreiras físicas impedirão sua permanência e retorno ao local.

Conforme estabelecido em legislação, a eliminação direta dos indivíduos somente pode ser adotada como alternativa quando esgotadas as medidas de manejo ambientais, ou seja, quando eliminado ou alterado o acesso aos recursos  utilizados  pelos animais, que possibilitam sua instalação e manutenção em determinado ambiente.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza visitas técnicas e orientações sobre controle da população de pombos em imóveis e locais públicos no município. Qualquer demanda relativa a infestação de pombos deve ser registrada pelo telefone 156, para que a equipe possa agendar uma visita técnica ao local e verificar quais as medidas são necessárias para o desalojamento dos animais e eliminação da possibilidade de novo acesso ao ambiente para repouso e nidificação (formação de ninhos), principalmente por meio de barreiras físicas.

Última atualização em 02/08/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica