Praças


Das mais antigas as mais atuais, esses espaços são utilizados para o lazer de moradores e visitantes da capital capixaba. A Praça Oito de Setembro e a Praça Costa Pereira completam o conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Vitória. As Praças dos Desejos, dos Namorados, do Papa e da Ciências abrigam feiras de artesanato, eventos e vivência com equipamentos relacionados ao conhecimento da física. 

Praça dos Namorados

Divulgação Semse
Paisagismo Praça dos Namorados

Na região entre os bairros Praia do Canto e Enseada do Suá, está uma das áreas de lazer mais movimentadas de Vitória. Diariamente, a Praça dos Namorados, localizada em frente à marina do Iate Clube do Espírito Santo (Ices), recebe moradores das redondezas e turistas que aproveitam para praticar esportes e apreciar a bela vista.

Nos finais de semana, abriga a Feira de Artesanato Artes na Praça, que oferece artesanatos e comidas típicas. Com mais de 20 anos de tradição, a feira conta com 194 expositores, sendo 145 de artesanato e brinquedos de diversão e 49 na área de alimentação.

Onde fica

Avenida Saturnino de Brito, 1075, Praia do Canto - Ver no mapa.

Última atualização em 19/07/2019, às 18h36

Praça do Papa

Samira Gasparini
praça do Papa
Tadeu Bianconi
Praça do Papa

Uma esplanada de onde é possível apreciar uma das belas vistas da cidade: a baía de Vitória, tendo ao fundo o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Assim é a Praça do Papa, instalada no bairro Enseada do Suá, uma das áreas nobres da capital do Espírito Santo.

Inaugurada em 2008, a Praça do Papa possui aproximadamente 67.000 , com parque infantil, área de eventos, dois restaurantes - um deles especializado em frutos do mar - e uma lanchonete, além de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, área adjacente à praça e onde há um mirante.

Não deixe de ver

  • Cruz Reverente: monumento comemorativo à visita do pontífice João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991. Concebido pelo escultor grego Iannis Zavoudakis, radicado no Espírito Santo, o monumento é constituído por uma cruz de aço, com forma curvilínea, assentada sob base de concreto armado. Traz no alto uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo, componente da Santíssima Trindade, segundo a Religião Católica.

  • Rosa dos Ventos: coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro.

Onde fica

Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, s/n - Ver no mapa.

Última atualização em 08/02/2019, às 17h43

Praça da Ciência

Carlos Antolini
Espelho de som da Praça da Ciência

O Centro de Ciência Educação e Cultura - Praça da Ciência recebe visitantes e grupos escolares mediante agendamento. O acervo é composto por dezesseis equipamentos científicos que proporcionam a interação com o público. A principal área de conhecimento é a Física, perpassando pela Matemática e Educação Ambiental. O espaço possui estacionamento amplo e área de circulação para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Agende sua visita e conheça esse local encantador de divulgação científica.

Atendimento ao público

  • Terça a sexta-feira: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Sábado, domingo e feriado: 8h às 12h
  • Segunda-feira: fechado para limpeza e manutenção, mesmo que seja feriado.

Agendamento

Acesse o formulário de agendamento.

Onde fica

Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à Curva da Jurema) - Ver no mapa.
Telefone: (27) 3345-0882

Última atualização em 19/07/2019, às 18h38

Praça Costa Pereira

Elizabeth Nader
Praça Costa Pereira

A Praça Costa Pereira é um dos mais importantes espaços históricos do Centro da capital. Conhecida inicialmente como Largo do Teatro, por abrigar o Teatro Melpômene. o Largo Costa Pereira ganhou esse nome em homenagem ao conselheiro José Fernandes da Costa Pereira Júnior, importante figura abolicionista. Muitos anos se passaram até que o Largo fosse chamado de Praça, por causa da lentidão nos processos de paisagismo e pavimentação.

Somente na década de 1920 as transformações urbanas se tornaram efetivas, transformando o antigo Largo numa praça ajardinada, inaugurada em 1926. A vida urbana povoou o entorno da Praça, que passou por mudanças significativas, principalmente no cenário cultural. Por exemplo, a inauguração do Theatro Glória, que ficava num prédio de cinco andares e também abrigava café e cinema.

Onde fica

Av. Jerônimo Monteiro, Centro, Vitória - Ver no mapa.

Última atualização em 28/12/2016, às 14h49

Praça Oito de Setembro

Leonardo Silveira
Praça Oito de Setembro

Antes do aterro existia no local o Cais Grande e depois o Cais da Alfândega. Em 1911, após o aterro foi construída a praça chamada Oito de Setembro, nome que permanece até hoje em homenagem a data de fundação da Cidade de Vitória. Abriga um relógio montado pelo alemão João Ricardo Hermamm Schorling que emite a cada hora os sete primeiros acordes do Hino do Espírito Santo. O relógio é movido por um programador lógico controlável (PLC), que aciona um servo-motor de alta precisão. O som provém de sete sinos, cada um reproduzindo uma das sete notas musicais.

A praça é um dos principais locais de concentração e de manifestações populares. O caráter político da Praça sempre foi muito forte. Comícios políticos de destaque ainda acontecem ali, nos dias atuais. Foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural do Espírito Santo em 1984. O calçamento da praça é de pedras portuguesas brancas e pretas, formando mosaicos e a arborização do entorno data de 1900.




Onde fica

Av Jerônimo Monteiro, 348, Centro Histórico, Vitória - Ver no mapa.

Última atualização em 21/06/2016, às 18h52

Praça dos Desejos

Carlos Antolini
Praça dos desejos

Localizada próximo à Praça dos Namorados, a Praça dos Desejos também é uma ótima opção de lazer ao ar livre. Em 2013, a área ganhou um novo projeto de paisagismo e 960 de grama esmeralda. O espaço também ganhou uma nova área de caminhada e calçadas em tijolos de cimento colorido.








Onde fica

Avenida Saturnino de Brito, s/n, Enseada do Suá - Ver no mapa.

Última atualização em 28/12/2016, às 14h50


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)