Centros de Ciência e Educação


Os Centros Municipais de Ciência, Educação e Cultura funcionam com boas opções para crianças, adolescentes, moradores e turistas, inclusive com programações especiais. Em todos os locais, a entrada é gratuita.

Escola de Ciências, Biologia e História

Samira Gasparini
Escola de Ciência Biologia e História

A Escola da Ciência - Biologia e História (ECBH) é um centro de ciência, educação e cultura que destaca a natureza e a cultura regional através de uma exposição centrada em temáticas capixabas.
O acervo possui maquetes do patrimônio histórico regional, artefatos arqueológicos, utensílios de pesca, artesanato doméstico, alimentos resinados, painéis, fotografias, animais taxidermizados e espécies vivas em aquários, dentre outros elementos.

A ECBH foi inaugurada em 13 de novembro de 2001 e é administrada pela Prefeitura Municipal de Vitória através da Secretaria de Educação.Grupos formados por mais de 10 pessoas precisam agendar a visita com antecedência..

A visitação é gratuita. O agendamento é feito pelo telefone ou na própria unidade

Onde fica

Avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cypreste (Sambão do Povo) - Ver no mapa
Telefone: (27) 3332-1612

Última atualização em 19/07/2019, às 18h26

Escola da Ciência-Física

Carlos Antolini
Escola da Ciência Física

A Escola da Ciência-Física tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. O objetivo é despertar a curiosidade e ajudar a compreender, de forma divertida, os fenômenos científicos.

Durante a visitação, um monitor apresenta ao público todos os equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.

As visitas são gratuitas e grupos acima de 10 pessoas precisam agendar a visitação, pois requerem monitores exclusivos.

Conheça alguns experimentos

  • Parede escalada: lida com os conceitos de equilíbrio, vetor, peso e gravidade.
  • Giroscópio humano ou Gyrotec: simula a falta de orientação espacial, sensação vivida pelo ser humano na ausência de gravidade. O giroscópio é utilizado pela Agência Espacial Americana (NASA) no treinamento de astronautas.
  • Gerador de Van de Graaff: demonstra que o atrito é capaz de produzir eletricidade. É o que acontece, por exemplo, entre as nuvens e os ventos, resultando em descargas elétricas na forma de relâmpagos.
  • Mini-hidrelétrica: produz energia elétrica por meio de um fluxo de água, como uma hidrelétrica.
  • Condutor/isolante: trabalha condutibilidade elétrica e, ao mesmo tempo, fenômenos ópticos.
  • Globodeplasma: mostra que, quando existem materiais de resistências diferentes no trajeto a ser seguido pela eletricidade, ela circula pelo de menor resistência.
  • Anel saltador: torna evidente a íntima ligação que existe entre eletricidade e magnetismo. Demonstra o princípio de funcionamento do trem-bala, que levita sobre os trilhos.
  • Velocidade do som: chama a atenção do público para a velocidade de propagação do som no ar, que é de aproximadamente 340m/s.
  • Espelho plano: ressalta a diferença que existe entre a representação natural do objeto e a imagem apresentada pelo espelho plano.

Onde fica

Rua Padre José de Anchieta, S/n, Parque Moscoso - Ver no mapa
Telefone: (27) 3233-3556

Última atualização em 19/07/2019, às 18h26

Planetário de Vitória

Elizabeth Nader
Planetário de Vitória
Elizabeth Nader
Planetário de Vitória

O Planetário de Vitória é um ambiente para visitantes de todas as idades conhecerem os planetas, as constelações, os movimentos de translação e rotação e as lendas que envolvem o universo.
A principal atração é a sessão Planetário, numa sala que tem o teto em forma de cúpula, sobre o qual se projetam imagens do céu noturno. Sentados sob a cúpula, num ambiente escuro, os espectadores são levados a uma viagem pelo cosmo, que é guiada pela orientação do monitor.

Além do Planetário, outras sessões são realizadas tratando de diversos assuntos e são abertas aos questionamentos do público.

As visitas ao Planetário são gratuitas. Para grupos acima de 20 pessoas, deve ser feito agendamento prévio.

Onde fica

Avenida Fernando Ferrari, 514, Campus da Ufes, Goiabeiras - Ver no mapa
Telefone: (27) 3227-2531.

Última atualização em 19/07/2019, às 18h31

Praça da Ciência

Carlos Antolini
Espelho de som da Praça da Ciência

O Centro de Ciência Educação e Cultura - Praça da Ciência recebe visitantes e grupos escolares mediante agendamento. O acervo é composto por dezesseis equipamentos científicos que proporcionam a interação com o público. A principal área de conhecimento é a Física, perpassando pela Matemática e Educação Ambiental. O espaço possui estacionamento amplo e área de circulação para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Agende sua visita e conheça esse local encantador de divulgação científica.

Atendimento ao público

  • Terça a sexta-feira: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Sábado, domingo e feriado: 8h às 12h
  • Segunda-feira: fechado para limpeza e manutenção, mesmo que seja feriado.

Agendamento

Acesse o formulário de agendamento.

Onde fica

Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à Curva da Jurema) - Ver no mapa.
Telefone: (27) 3345-0882

Última atualização em 20/10/2020, às 17h29


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)