Yuri Barichivich
O estacionamento rotativo com cobrança por meio de parquímetros funciona em Vitória desde novembro de 2014 e, desde maio de 2016, o pagamento pode ser efetuado também por meio de aplicativo de celular.
Os bairros contemplados com o serviço são: Bento Ferreira, Centro, Cidade Alta, Enseada do Suá, Jardim da Penha, Parque Moscoso, Praia do Canto, Praia do Suá, Santa Lúcia e Vila Rubim.
Na Enseada do Suá, na Praia do Canto e em Santa Lúcia, o período de cobrança é das 9 às 19 horas, de segunda a sexta, e das 9 às 15 horas, nos sábados. Os parquímetros aceitam pagamento antecipado a partir das 8 horas e os aplicativos, a partir das 7 horas.
Nos demais bairros, a cobrança é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta, e das 8 às 14 horas, nos sábados. Não há cobrança aos domingos e em feriados.
Os valores cobrados variam de acordo com o tempo de permanência:
Após o tempo mínimo de 30 minutos, a cobrança é fracionada a cada 15 minutos, até atingir o tempo máximo de três horas. Ao alcançar o tempo de permanência de três horas, caso necessário, o motorista deve procurar outra vaga para estacionar e solicitar novo tempo de permanência, repetindo o procedimento de pagamento.
O objetivo do sistema rotativo é garantir o rodízio de vagas ocupadas nas ruas, o que beneficia principalmente o acesso ao comércio local, uma vez que os próprios moradores dos bairros já haviam constatado muitos casos de vagas que eram ocupadas o dia todo pelo mesmo carro.
A concessionária do serviço repassa ao município de Vitória 32,78% do valor arrecadado com o estacionamento. A receita é aplicada em sinalização, engenharia de tráfego, educação de trânsito, fiscalização e segurança.
Os parquímetros utilizados em Vitória contam com painéis para captação de luz solar, dispensando o uso de energia elétrica no funcionamento das máquinas.
O pagamento pode ser feito com moedas ou cartões magnéticos recarregáveis, comercializados pelos monitores da empresa concessionária. Também é possível efetuar o pagamento por meio de aplicativo para celular.
Os usuários idosos e pessoas com deficiência não possuem isenção na cobrança da tarifa.
Têm isenção do pagamento pelo uso das vagas os moradores das vias contempladas com o rotativo que não possuem vaga de garagem. Cada endereço tem direito a apenas uma isenção.
Mais informações sobre isenção de pagamento:
Coordenação de Estacionamento Rotativo da Secretaria Municipal de Transportes, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), 3382-6448.
Após estacionar o veículo, o condutor deve procurar um dos parquímetros existentes na rua escolhida e decidir a forma de pagamento: cartão recarregável, moedas, ou pagamento via aplicativo para smartphones. Neste caso não será necessário procurar um parquímetro.
O tempo máximo de permanência é de 3 horas. Após esse período na mesma vaga, o motorista deve procurar outro local para estacionar e solicitar novo tempo de permanência.
O tempo no estacionamento rotativo não está vinculado a uma única vaga: o motorista pode mudar o local de estacionamento sem ter que pagar novamente, desde que ainda reste tempo adquirido para a vaga anteriormente ocupada.
Para utilizar o aplicativo é necessário informar dados de cartão de crédito.
O aplicativo VixPark está disponível para os sistemas iOS e Android. Ele pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store.
Nesta forma de pagamento não é necessário imprimir o comprovante para deixar em local visível no carro. O usuário receberá pelo smartphone um recibo virtual de pagamento.
Os veículos que não exibem o tíquete de estacionamento em seu interior têm suas placas consultadas pelos agentes de trânsito e/ou pelos funcionários da empresa concedente (monitores), a fim de verificar se o pagamento foi efetuado através do aplicativo.
O aplicativo emite um aviso ao celular do usuário quando o tempo no estacionamento está chegando ao fim. Cerca de 5 minutos antes de finalizar o período solicitado, ele receberá um alerta para que adquira mais tempo na vaga ou, se já estiver no limite, possa sair da vaga ocupada, gerando a rotatividade nas vagas de estacionamento.
O pagamento também poderá ser efetuado junto aos monitores da concessionária.
O veículo que estiver estacionado sem o pagamento de tempo de estacionamento, ou, com o comprovante vencido estará sujeito à Notificação de Irregularidade pela Concessionária e ainda sujeito à multa de trânsito estabelecida no Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503, Art. 181.
Dúvidas e problemas com o estacionamento rotativo podem ser informados à concessionária TecGold Sistemas Ltda, através do telefone 0800.0059.058 ou através do 156 da Prefeitura Municipal de Vitória
Para mais informações entrar em contato com a Coordenação de Estacionamento Rotativo da Secretaria Municipal de Transportes, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), através do telefone 3382-6448.
Última atualização em 09/11/2018