Festa de São Benedito

Elizabeth Nader
Banda de Congo Amores da Lua - Puxada do mastro de São Benedito _2010

Na Ilha de Vitória, os festejos de São Benedito, acontecem desde o século XVII. As comemorações chegaram à região capitaneadas pelo poder colonizador da Coroa Portuguesa, através da ação missionária das ordens religiosas católicas, como os franciscanos, os jesuítas e os capuchinhos, em conjunto com a fé dos lusitanos, dos africanos livres e escravizados da Vila de Vitória.

No Estado, em especial na cidade de Vitória, os festejos de São Benedito estão ligados ao ciclo natalino. As festividades são protagonizadas pelas bandas de Congo Panela de Barro, de Goiabeiras; Amores da Lua, de Santa Marta; e Vira Mundo, da Fonte Grande, além da Irmandade de São Benedito, do centro histórico de Vitória.

História

São Benedito é um santo católico ítalo-africano que nasceu no ano de 1524, perto de Messina, na Ilha da Sicília, região autônoma da Itália, e morreu no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, também na Itália.

Em função da sua popularidade, Benedito foi reconhecido como santo imediatamente após sua morte, em decorrência dos milagres realizados, em especial com os mais sofridos. Sua canonização ocorreu em 24 de maio de 1807, pelo Papa Pio VII, quando passou a ser conhecido como São Benedito.

Em Portugal, a tradição de São Benedito segue a Páscoa, com uma missa e festa em sua honra na localidade de Coval, no Conselho de Santa Comba Dão. No Brasil, em Guaratinguetá, São Paulo, a festa de São Benedito acontece no domingo de Páscoa desde 1726.


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)