Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Saúde do Servidor

Conheça as ações promovidas para cuidar da saúde dos servidores municipais.

Controle da pressão arterial entre os servidores

Marcos Salles

Servidora da PMV medindo a pressão arterial

O Programa de Aferição da Pressão Arterial é uma das ações desenvolvidas pela Gerência de Saúde e Apoio social ao Servidor e visa sensibilizar e orientar os servidores municipais sobre a importância de aferir a pressão arterial independente da idade e de realizar exames periódicos.

Como funciona

São realizadas mensalmente campanhas internas de orientação e aferição da pressão arterial. Uma equipe de profissionais da área da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e servidores da Gerencia de Saúde e Apoio Social ao Servidor vão até os prédios municipais de maior concentração e circulação de servidores municipais para realização da aferição.

No dia de campanha, o atendimento é realizado das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (27) 3382-6210, no horário comercial.

Última atualização em 24/07/2014

Voltar para o topo

Ginástica laboral

Elizabeth Nader

Funcionários da PMV praticam atividade física em aula no hall da prefeitura no Dia do Desafio

Servidores da Prefeitura de Vitória têm aulas de ginástica no ambiente de trabalho.

A prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, é uma das formas de promover a saúde dos servidores e de minimizar os riscos de lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

O atendimento será feito nos turnos matutino e vespertino para dar oportunidade a todos os servidores desses órgãos. O objetivo da implementação da ginástica laboral é promover o relaxamento com alguns alongamentos e, principalmente, quebrar a rotina do ambiente tanto de quem trabalha sentado, usando o computador, ou para quem trabalha em pé, repetindo movimentos de abaixar-se e levantar-se.

Saiba mais

O que é ginástica laboral?

Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador.

Quais são os benefícios oferecidos pela ginástica laboral?

A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e lesões de esforços repetitivos, e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. A ginástica laboral também pode diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.

Última atualização em 25/05/2015

Voltar para o topo

Licença médica

André Luiz Silva Sobral

Atendimento médico

Estatutário

Qual o prazo máximo?

60 dias

Quem assume a remuneração?

Prefeitura de Vitória

Quem avalia a prorrogação?

A partir do 61º dia é avaliada pela Junta Médica Oficial da PMV

Quem assume a remuneração após a prorrogação?

Prefeitura de Vitória

Celetista/Comissionado/Contratado por tempo Determinado

Qual o prazo máximo?

15 dias

Quem assume a remuneração?

Prefeitura de Vitória

Quem avalia a prorrogação?

A partir do 16º dia é avaliada pelo INSS

Quem assume a remuneração após a prorrogação?

INSS

Importante

Somente o médico do trabalho pode atestar se o servidor tem ou não condições de retornar ao trabalho.

Como devo proceder em caso de licença médica

Para requerer licença médica (licença para tratamento de saúde, licença para acompanhamento familiar e licença maternidade) é necessário agendar on-line o atendimento, acessando o sistema de agendamento on-line por meio do portal da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. No dia e horário agendados, compareça à Medicina do Trabalho com a documentação médica (abaixo descrita) para análise da Perícia.

  • Atestado Médico, emitido pelo médico assistente, informando o fato com o Código Internacional de Doença (CID) e o número de dias necessários para o tratamento e outros documentos médicos que esclareçam o pedido de licença;
  • O atestado para Assistência Familiar deverá conter (o nome do servidor beneficiado com o afastamento; o nome do acompanhante do enfermo; o grau de parentesco com o servidor; a codificação (CID-10) da doença do enfermo e o número de dias de afastamento solicitado.

Solicitamos atenção quanto aos prazos, abaixo, a serem obedecidos:

  • Os servidores que trabalham em regime de plantão e/ou serviços essenciais têm um prazo de até 24 horas, sem internação, e 48 horas, com internação, após o início do evento.
  • Para os demais servidores o prazo é de até 72 horas após o início do evento.
Como proceder em caso de acidente de trabalho

É necessário agendar on-line o atendimento, acessando o sistema de agendamento on-line por meio do portal da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. No dia e horário agendados, é necessário comparecer com a documentação (abaixo descrita) para análise da Perícia, respeitando o prazo de até 24 horas após o início do evento.

  • Guia de Inspeção Médica Ocupacional, emitida pela chefia imediata, informando também no espaço destinado a Observações o ocorrido, acrescentando a identificação e assinatura de testemunhas (se houver);
  • Boletim de Ocorrência em caso de acidente de trânsito com envolvimento de veículos.
Importante

O acidente de trabalho deverá ser registrado, mesmo que não haja necessidade de afastamento do trabalho.

Embasamento legal

Última atualização em 30/05/2019

Voltar para o topo

Auxílio doença

O auxílio doença é um benefício concedido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ao servidor celetista, contratado e comissionado, que, após licença médica, não esteja apto ao retorno ao trabalho.

Última atualização em 21/07/2014

Voltar para o topo

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica