Comunicação interna: principais canais

Um dos grandes desafios das organizações públicas e privadas é promover uma cultura interna de diálogo com os trabalhadores, que estimule a sua participação no processo de gestão da instituição. Estabelecer uma comunicação interna transparente, ágil e participativa inclui, entre muitos fatores, a construção de uma rede de canais que garantam a eficiência da comunicação.

O setor de Comunicação Interna foi reformulado e ganhou uma nova estrutura. Um novo plano de comunicação interna intitulado Comunica Servidor foi implementado em março de 2018 e será executado com metas bem definidas e com o objetivo de melhorar o diálogo interno.

A Comunicação Interna agora mais ágil, moderna e interativa quer valorizar o servidor. Em um vídeo de apresentação, o servidor terá acesso a informações importantes para o cotidiano de trabalho e a página do servidor está reestruturada com informações, campanhas e novidades.

Comunicação é uma via de mão dupla, por isso os canais devem levar em consideração a interação com o trabalhador e é com essa relação que a Prefeitura está preocupada.

Comunica Servidor - Canais de comunicação

Site

O perfil SERVIDOR reúne as informações destinadas a quem trabalha na Prefeitura, como notícias, convites, sorteios e campanhas que podem auxiliar o servidor no desempenho de suas funções diárias.

E-mail

Os servidores podem entrar em contato com o setor de Comunicação Interna por meio do e-mail gcinterna@vitoria.es.gov.br

WhatsApp

O foco desse canal é a comunicação mais rápida e urgente. Às sextas-feiras, acontece o sorteio de brindes para os servidores já cadastrados na ferramentas. Para efetuar o cadastro, basta enviar "OLÁ", via WhatsApp, para o número (27) 98825-1279.

Descanso de tela

É um canal de comunicação aberto quando o computador do servidor fica ocioso, Seu objetivo é levar informações importantes para os servidores municipais que possuem estação de trabalho, de maneira rápida e eficiente. O descanso de tela é atualizado semanalmente e foca na identidade corporativa, fortalece a marca e incentiva a união das equipes nas diversas secretarias da administração municipal.

Informe on-line

É a utilização do e-mail como ferramenta de comunicação direta. O Informe on-line é uma ferramenta de comunicação utilizada para envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos por meio de e-mail. Na organização de eventos, por exemplo, o Informe on-line é aplicado para a distribuição de convites, confirmação de presença e agradecimento de participação.

Campanhas

A Comunicação Interna vai realizar campanhas de valorização do servidor para mostrar o talento, o compromisso e o trabalho de servidores comprometidos e envolvidos com suas ocupações. Vamos destacar talentos pessoais e dar oportunidade para quem quer ser visto ou que mostrar o trabalho de alguém.

As campanhas serão: Talento do Servidor, Gente que faz e Gente que inspira.

Jornal Mural Taruíra

É o jornal mural atualizado periodicamente, com o objetivo manter o servidor informado e atualizado sobre as ações da Prefeitura. Atualmente, está instalado em dez locais e pode ser consumido por todos os servidores municipais, independentemente do acesso à internet.


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)