Centro de visitantes Tamar Vitória

André Sobral
Tartarugas Projeto Tamar
Projeto Tamar
Tartaruga

Por meio da Gestão Compartilhada do Parque Municipal Ilha do Papagaio, desde novembro de 2012 a Fundação Projeto Tamar e a Prefeitura Municipal de Vitória proporcionam atividades de educação e sensibilização ambiental com crianças e adultos no Centro de Visitantes em Vitória. Tais atividades se baseiam em um roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies e espaços temáticos que evidenciam todo o ciclo de vida das tartarugas marinhas.

Neste local, existem três tanques com indivíduos de tartarugas marinhas em diferentes estágios de vida, de filhotes à adultos, abarcando quatro espécies:

Um destes tanques denomina-se "Tanque Ninho", uma maquete esquemática contendo filhotes de tartarugas marinhas que reproduz o desafio à sobrevivência destes pequenos animais já durante seus primeiros anos de vida.

Já no "Tanque Ilha", o maior dos tanques deste Centro de Visitantes, há indivíduos sub-adultos e adultos de tartarugas marinhas e este possibilita uma maior interatividade entre os animais e os visitantes, já que conta com uma cápsula em que o visitante se vê no interior do tanque e com visores subaquáticos que possibilitam observar o mergulho e natação submersa dos animais.

Por fim, ainda há o "Tanque Barco", habitado por indivíduos juvenis de tartarugas marinhas, evidenciando uma das principais ameaças à sobrevivência destes animais: a captura incidental em diversas pescarias.

Neste Centro de Visitantes há, ainda, um auditório para realização de palestras e exibição de vídeos, um museu contendo carapaças e esqueletos de tartarugas marinhas, uma cantina, um parquinho infantil e um incrível mirante com vista panorâmica aos principais pontos turísticos da Grande Vitória: a baía de Vitória, o Convento da Penha, a Terceira Ponte e o Morro do Moreno, sendo um espaço ideal para a realização de belíssimas fotografias.

Por fim, a presença de uma loja do Projeto Tamar no interior do Centro de Visitantes possibilita que o público contribua com as ações de conservação das tartarugas marinhas ao levarem consigo itens de qualidade confeccionados com responsabilidade social e muito amor à causa.

Como funciona

Moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, crianças de até 5 anos de idade e servidores da PMV possuem gratuidade ao acesso.

Para os outros visitantes, a entrada é:

  • R$ 26,00 (inteira);
  • R$ 13,00 (meia entrada).
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700, Enseada do Suá, Vitória - Ver no mapa

Horário de funcionamento:
De quarta  a domingo e feriados, das 10 às 17 horas.
Informações: (27) 3225-3787 e tamarvitoria@tamar.org.br.

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)