Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Escola Técnica do SUS

A Escola Técnica do SUS oferece oportunidades de estudo e pesquisa nas áreas de saúde. Com o objetivo de aperfeiçoar os serviços da rede de saúde do município, oferta cursos profissionalizantes, cursos livres nas áreas da Gestão e da Atenção, cursos em parcerias com instituições de ensino superior e ações de Educação Permanente em Saúde.

Escola técnica e formação profissional de saúde

Marcos Salles

Fachada da Escola Técnica de Formação profissional de Saúde

A Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória "Professora Ângela Maria Campos da Silva" (ETSUS-Vitória) é fruto de uma longa história de investimento na formação dos trabalhadores da saúde no município de Vitória. Avançar nessa qualificação dos profissionais de saúde e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos motivos disparadores da construção desse novo espaço educacional, um contexto que levou a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a criar a ETSUS-Vitória, por meio do Decreto Municipal n.º 14.919, de 13 de dezembro de 2010, publicado em 18 de dezembro do mesmo ano.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado pela ETSUS-Vitória é o documento que identifica a escola no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe à sua estrutura organizacional, às atividades de formação/capacitação que desenvolve e/ou que pretende desenvolver e às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações. Consulte a íntegra desse documento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

A ETSUS-Vitória é um espaço de discussão, formulação, articulação e proposição de ações de educação permanente em saúde, a partir do perfil epidemiológico da população, dos processos de organização do cuidado em saúde e da gestão social sobre as políticas públicas de saúde. Assim, articula e dialoga com as três esferas de governo, serviços de saúde e controle social para proposição, pactuação e execução de suas ações, observando nível de autonomia, normas e regras institucionais.

No âmbito nacional a ETSUS-Vitória encontra-se inserida na Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) do Ministério da Saúde. A RET-SUS é membro da Rede de Escolas Técnicas da União das Nações Sul-Americanas (RETS-Unasul), sub-rede da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde. A sua inserção na RETSUS possibilitou maior visibilidade no cenário nacional, troca de experiências e recursos pedagógicos com outras instituições de ensino técnico, construção de conhecimento em Educação Profissional, participação em projetos vinculados ao Ministério da Saúde e em espaços coletivos nacionais, além do fortalecimento institucional.

No âmbito estadual, a ETSUS-Vitória participa de fóruns de decisões e deliberações de ações, com destaque para a Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES - Metropolitana e Estadual), a Comissão Intergestora Regional (CIR Metropolitana), o Conselho Municipal e Saúde (CMS), a Mesa de Negociação do SUS e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-ES), oferta formações para outros municípios do ES, com base em pactuações nessas Instâncias Colegiadas e em articulação com o Ministério da Saúde.

Já no âmbito municipal a ETSUS-Vitória realiza a gestão dos processos formativos na saúde, sendo responsável pelas ações de Educação Permanente em Saúde voltada para profissionais da Semus e, conforme pactuações intersetoriais, contribui em ações educativas para profissionais de outras Secretarias Municipais em temas relacionados à saúde, primando pelo planejamento ascendente, democrático e participativo. Essas ações são intersetoriais e estão pautadas nos seguintes princípios: ambiente de trabalho como locus de aprendizagem; trabalho como princípio pedagógico e articulado entre as instituições de ensino e serviços; e aprendizagem significativa e baseada na reflexão crítica sobre as políticas de saúde.

A ETSUS-Vitória também realiza apoio técnico-pedagógico a Semus na identificação e análise de problemas, proposição e desenvolvimento de ações interventivas, tendo como referência a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

As ações desenvolvidas pela ETSUS-Vitória visam o fortalecimento do processo formativo e do desenvolvimento permanente dos profissionais, bem como o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica. Para o desenvolvimento dessas ações conta com corpo técnico e pedagógico formado por profissionais da área da saúde, educação e administração, em sua maioria com especialização Latu Sensu, efetivos e vinculados à Semus. Os docentes/ facilitadores que atuam nos cursos são preferencialmente profissionais da rede e inseridos nos serviços do SUS.

Missão

Desenvolver ações de formação profissional, pesquisa e integração ensino-serviço-comunidade no SUS, a fim de transformar e qualificar as práticas de atenção, educação e gestão em saúde, orientadas pelas Políticas Públicas para melhoria da qualidade de vida da população.

Visão

Ser referência em formação profissional e integração pesquisa e ensino-serviço-comunidade, por meio de práticas inovadoras em educação permanente em saúde, comprometida com a qualificação dos trabalhadores do SUS.

Valores

Democracia, Cidadania, Inclusão, Qualidade, Liberdade, Diversidade, Interdisciplinaridade e Intersetorialidade.

Objetivos

  • Formar profissionais de nível médio em áreas técnicas estratégicas para a saúde, visando à melhoria da atenção e assistência do usuário do SUS.
  • Gerir o processo de integração ensino-serviço na rede de atenção a saúde de Vitória.
  • Integrar a pesquisa na rede Semus com as necessidades de qualificação dos serviços e da atenção à saúde.
  • Participar de Coletivos organizados da Semus com vistas à análise de problemas, processos de trabalho e construção de ações interventivas na lógica da Educação Permanente em Saúde.
  • Planejar e executar projetos de formação, qualificação e capacitação voltados aos profissionais da saúde e Controle Social.

A Escola desenvolve cursos na área da saúde, formais (formação técnica e especializações) e não formais (aperfeiçoamento, capacitação, treinamento e outros), bem como eventos (fóruns, palestras, conferências, seminários e reuniões técnicas) e outras iniciativas de Educação em Saúde. Confira a programação anual.

Processos Institucionais

  • Emitir parecer sobre as solicitações de participação dos servidores da Semus em eventos técnico-científicos e visitas técnicas com ônus para o Município, com base na Portaria Semus 04/2008 e as solicitações de afastamento para participar de especialização latu-sensu, mestrado e doutorado sem ônus para o Município, com base no Decreto 14.366/2009 e Norma de Procedimento SRH-NP 09;
  • Certificar todas as ações de Educação Permanente em Saúde promovida pela Semus, por meio da ETSUS-Vitória;
  • Desenvolver e apoiar processos educativos no âmbito da Semus/Vitória orientados pelas diretrizes da PNEP voltados à qualificação dos profissionais de saúde;
  • Regular a execução dos Projetos do PET Saúde GRADUASUS no âmbito do município de Vitória e participar junto às instituições de ensino da elaboração dos editais interministeriais.

Estrutura física

A ETSUS-Vitória ocupa um edifício de 05 andares e possui auditório com capacidade para 140 pessoas, 06 salas de aula com capacidade para 40 pessoas cada, sala de professores e 02 laboratórios, sendo 01 de informática com capacidade para 23 pessoas e 01 de práticas de saúde, podendo assim atender em média 400 pessoas por dia, servidores públicos e comunidade

Última atualização em 19/03/2019

Voltar para o topo

Formação Técnica

Elizabeth Nader

Projeto Sirio Libanês no auditório da ETSUS

A ETSUS-Vitória oferta cursos de Educação Técnica Profissional de Nível Médio para os profissionais do SUS, nos Eixos Tecnológicos: Ambiente, Saúde e Segurança.

A Formação Técnica de Nível Médio é prioritariamente para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo formar profissionais da saúde para a adequada qualificação e valorização profissional, com visão crítica, reflexiva na perspectiva de uma organização e democratização do acesso às informações subsidiadas e definidas pelas políticas educacionais e de saúde, tendo em vista as necessidades de desenvolvimento do SUS.

Além de cumprir um papel social, considera valores como a democracia, a humanização e a inclusão e tem como pressupostos pedagógicos a articulação com o trabalho, o currículo integrado e as metodologias ativas, de forma a contextualizar os conhecimentos de maneira significativa, concreta e crítica.

A sustentabilidade técnica e política da Escola está amparada no Artigo 200, Inciso III da Constituição Federal do Brasil de 1988, e nas Resoluções do Conselho Estadual de Educação (CEE):

Educação Permanente em saúde

A Escola promove a Educação Permanente em Saúde (EPS) como forma de mudança das práticas, baseada na problematização e na reflexão crítica, utilizando metodologia pedagógica centrada na aprendizagem significativa. Para se produzir essa mudança muitas estratégias podem ser utilizadas e neste caso, a atualização técnico-científica é apenas um dos aspectos da transformação das práticas.

A EPS vem atender aos propósitos expressos na CF/88, de incluir a formação de profissionais para o SUS como uma de suas funções. Criada pela Portaria n.º 198/GM/MS, em 13 de fevereiro de 2004, que instituiu a PNEPS como estratégia para a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores a partir dos princípios e diretrizes do SUS.

Última atualização em 17/05/2019

Voltar para o topo

Integração ensino-serviço-comunidade

Thalles Waichert

Médico escrevendo no prontuário

A Prefeitura de Vitória desenvolve um modelo de integração ensino-serviço-comunidade na rede de saúde do município, estabelecendo Termos de Compromisso e Acordos de Cooperação com instituições de ensino: públicas, filantrópicas e privadas.

A ETSUS-Vitória é o setor da SEMUS responsável pela gestão destes termos, por meio do conjunto de normas e diretrizes da política de Integração Ensino-Serviço do município, faz interlocução com as instituições de nível superior e técnico em saúde no que diz respeito às práticas de estágio curricular, visitas técnicas, internatos, residências médicas e multiprofissionais, dentre outros.

A Escola em parceria com Instituições e Hospitais de Ensino acolhe demandas de cenários de prática de Programas de Residência Médica que contempla: Residência em Medicina de Família e Comunidade; Residência em Clínica Médica; Residência em Pediatria e Residência Multiprofissional.

A ETSUS-Vitória coordena desde 2016 dois projetos vinculados ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-GraduaSUS. O primeiro Semus/UFES envolve seis cursos da área da saúde (medicina, nutrição, odontologia, fonoaudiologia, farmácia e terapia ocupacional), o segundo Semus/EMESCAM contempla 3 cursos (medicina, enfermagem e fisioterapia).

O objetivo dessa iniciativa é contribuir para a formação dos futuros profissionais e criar o compromisso com a produção de conhecimentos de relevância social no campo da saúde pública.

Telesaúde

A ETSUS em parceria com a UFES, IFES e SESA possibilita a utilização da Rede Telessaude que auxilia os profissionais da Atenção Primária em Saúde - APS por meio de suporte de serviços de teleconsultoria, web conferências, cursos à distância e biblioteca virtual, disponibilizado por tal ferramenta, que permite qualificar o atendimento em saúde, ampliando a resolutividade da APS e reduzindo os encaminhamentos desnecessários.

Em Vitoria, os profissionais de saúde acessam e utilizam o Telessaúde por meio da Rede Bem Estar - RBE, sistema próprio da rede de serviços municipal, sendo esta iniciativa de acesso inédita no Brasil.

Saiba mais

Manual de Orientação das Práticas de Integração Ensino Serviço no Município de Vitória – ES

Última atualização em 19/03/2019

Voltar para o topo

Pesquisa em saúde

Elizabeth Nader

Mulher manipulando remédios homeopáticos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estabeleceu linhas de pesquisa no âmbito da rede municipal com o intuito de que a produção do conhecimento desenvolvido no município possa subsidiar melhorias no serviço de saúde e qualificar o cuidado.

As pesquisas solicitadas pelos pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e que estiverem em consonância com as linhas estabelecidas, serão avaliadas pela equipe técnica, para realização ou não, conforme Manual de Pesquisa em Saúde.

Faz parte do manual: a Carta de Solicitação (Anexo A) do pesquisador ao Secretário Municipal de Saúde para o desenvolvimento da pesquisa, os documentos necessários e o Fluxograma (Anexo B) que orienta o encaminhamento de projetos de pesquisa, explicitando o caminho de entrada do projeto para análise, parecer e autorização para a sua execução no âmbito dos serviços de saúde do município de Vitória.

Última atualização em 19/03/2019

Voltar para o topo

Biblioteca Enfermeira Lourdes Maria Tomazelli Púbio

Escola Técnica

livros de enfermagem na prateleira

A Biblioteca da ETSUS-Vitória disponibiliza o seu acervo de livros, periódicos e monografias para empréstimo aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e para consulta da comunidade.







As informações sobre o acervo da Biblioteca da ETSUS-Vitória poderão ser consultadas online

Para fazer o empréstimo dos livros, os servidores da (Semus) precisam comparecer a biblioteca no período das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas trazendo um documento de identidade e o número da matrícula para o preenchimento da ficha de inscrição e cadastro. O material poderá ser emprestado por até uma semana, podendo ser renovado pelo mesmo período.

A biblioteca possuiu também 06 (seis) computadores, com acesso à internet, e 08 (oito) cabines individuais para estudo e pesquisa.

Última atualização em 18/04/2019

Voltar para o topo

Onde funciona a Escola Técnica de Saúde - ETSUS-Vitória

A Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (ETSUS-Vitória) Professora Ângela Maria Campos da Silva, funciona na:

Rua Maria de Lourdes Garcia, 474, Ilha de Santa Maria, Vitória-ES.
CEP 29.051-250 - Ver no mapa

Telefones:

  • (27) 3222-3591 (Coordenação Pedagógica/Biblioteca)
  • (27) 3132-5194 (Coordenação Administrativa)
  • (27) 3222-2611 (Secretaria Escolar)
  • (27) 3132-5074 (Estágio e Pesquisa)
  • (27) 3222-3069 (Apoio Técnico e pedagógico)

Última atualização em 23/04/2019

Voltar para o topo

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica