Praias e Balneabilidade


As praias de Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Castanheiras fazem a alegria dos banhistas na capital. Quiosques para comercialização de comida e bebida e deck de madeira com mesinhas para os clientes também podem ser encontrados ao longo do calçadão. Além de cuidar da limpeza das áreas, a Prefeitura fornece serviço de guarda-vidas, e uma análise semanal da qualidade das águas (balneabilidade) em 24 pontos diferentes.

Camburi

Sérgio Cardoso
Banhistas na Praia de Camburi
Elizabeth Nader
Quiosque da praia de Camburi

Localizada ao Norte da cidade, Camburi é a única praia da capital que fica na área continental. Com seus seis quilômetros de extensão, é completamente urbanizada e arborizada. Toda a orla tem boa iluminação e, no inicio, há um monumento à Iemanjá. Já o mar de Camburi, considerado um dos melhores lugares para velejar no Brasil, é excelente para praticar windsurf, kitesurf e passear de veleiro.

Quiosques para comercialização de comida e bebida e deck de madeira com mesinhas para os clientes também podem ser encontrados ao longo do calçadão. Há, ainda, um quiosque que serve como sede do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) e como Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

No calçadão tem ainda pista específica para corrida, caminhadas, passeios de bicicleta, skate e patins. Também possui uma Academia Popular da Pessoa Idosa, e aos domingos e feriados, das 7 às 13 horas, dois trechos da avenida Dante Michelini ficam interditados para os carros possibilitando aos moradores e turistas maior espaço para convivência e lazer.

Onde fica

Avenida Dante Michelini e seu ponto de início é a Ponte de Camburi, que faz divisa com o bairro Praia do Canto - Ver no mapa.

Última atualização em 12/01/2017, às 16h06

Curva da Jurema

Arquivo PMV SECOM
Prática de Stand Up Paddle

Nas proximidades, a orla se inicia do lado do Iate Clube. Depois, chega-se à Praça dos Namorados, à Praça dos Desejos e às proximidades da ponte que interliga a Ilha de Vitória à Ilha do Frade.

O mar de águas frias e calmas é ideal para a prática de esportes náuticos e com estreita faixa de areia para corridas e caminhadas. O visitante pode admirar a paisagem a partir de um dos quiosques com áreas cobertas, onde são servidos petiscos da culinária capixaba.
A praia é indicada para a prática de stand up paddle e passeios de veleiro.

A região conta ainda com calçadão, iluminação noturna, lanchonetes e conta com extensa área recreativa, além da estrutura para a prática de tênis, basquete, vôlei e futebol da Praça dos Namorados.

Onde fica

No acesso que interliga a Avenida Américo Buaiz à ponte da Ilha do Frade.

Como chegar

A melhor referência para o visitante chegar à Curva da Jurema é o Shopping Vitória, uma vez que a praia se situa nos fundos à esquerda do centro comercial.

A Curva da Jurema fica no acesso que interliga a Avenida Américo Buaiz à ponte da Ilha do Frade - Ver no mapa.

Última atualização em 19/07/2019, às 18h51

Ilha do Boi

Tadeu Bianconi
Praia da Ilha do Boi
Tadeu Bianconi
Iatismo

Além das águas tranquilas e claras, a Praia Grande ou Praia da Esquerda é um recanto natural e com sombras proporcionadas por árvores. A Praia Pequena ou Praia da Direita fica nas proximidades.

O mar de águas frias e calmas proporciona as famílias momentos agradáveis de convivência com as crianças.

Ambas se encontram a poucos minutos da Praia do Canto e de Jardim da Penha, sendo um ponto de encontro dos jovens da cidade.

Onde fica

Rua Renato Nascimento Daher Carneiro, Ilha do Boi - Ver no mapa.

Última atualização em 19/07/2019, às 19h07

Praia das Castanheiras

Fernanda Neves Gomes
Praia das Castanheiras
Fernanda Neves Gomes
Praia das Castanheiras

Está localizada na Ilha do Frade. Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus frequentadores. A praia agrada a todos os gostos.

Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, propícias para as crianças, além do mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas. Situada em uma ilha, o acesso é feito por escada ou caminhando entre as rochas.

Para chegar a essa praia de peculiar beleza cênica, só mesmo fazendo uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras da Ilha do Frade - Ver no mapa.

Última atualização em 12/01/2017, às 15h51

Análise semanal indica qualidade das águas nas praias da cidade

Arquivo PMV/Secom
Orla / Praia de Camburi

A balneabilidade das praias é a indicação da qualidade das águas destinadas a contato direto e prolongado, natação, mergulho e lazer. Em Vitória, um laboratório certificado contratado pela Prefeitura realiza semanalmente as coletas e as análises bacteriológicas das amostras de água em 27 pontos.

A classificação semanal da balneabilidade é essencial para apresentar aos cidadãos as condições sanitárias das praias. Os resultados são divulgados semanalmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em Qualidade das águas das praiais.

Como é feita a análise

A avaliação das condições de banho nas praias de Vitória é realizada com base na resolução 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). De acordo com essa resolução, o coliforme termotolerante é um indicador bacteriológico para avaliar a qualidade das águas.

Esse microorganismo é encontrado em fezes humanas e de outros animais de sangue quente, estando presente em solos e, principalmente, em efluentes domésticos (esgoto). A quantificação dessa bactéria em amostras de água permite avaliar a qualidade da praia para banho, classificando-a em própria (excelente, muito boa e satisfatória) e imprópria. Ainda, trechos com histórico de má qualidade das águas, ou que tenha ocorrido algum acidente ou evento que possa agir diretamente sobre saúde humana são interditados para banho.

Elevada concentração de coliforme termotolerante está, diretamente, relacionada com a contaminação da água por esgoto, sendo alta a possibilidade da presença de organismos patogênicos que podem ocasionar inúmeras doenças.

Riscos

Ao atingirem as águas das praias, corpos d'água contaminados por esgoto doméstico podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. Crianças e idosos, ou pessoas com baixa resistência, são as mais suscetíveis a desenvolverem doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas.

A doença mais comum associada à água poluída por esgoto é a gastroenterite. Ela ocorre em grande variedade de formas e pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjoo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em locais muito contaminados os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.

Fatores que influenciam a presença de esgoto doméstico nas praias

  • Existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades;
  • Existência de córregos afluindo ao mar;
  • Afluência turística durante os períodos de temporada;
  • Fisiografia da praia;
  • Ocorrência de chuvas;
  • Condições de maré.

Como se prevenir

  • Tomar banho apenas nas águas das praias que forem classificadas como próprias;
  • Evitar o uso das praias após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, uma vez que aumenta o fluxo dos cursos d'água;
  • Evitar a ingestão de água do mar, com redobrada atenção às crianças e aos idosos, que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos.

Última atualização em 06/05/2019, às 17h59


Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)