Prefeitura de Vitória

Voltar
MenuMenu

Escola Fafi

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) é peça chave no cenário cultural capixaba. Criada em 1992 e localizada em movimentada área do Centro da capital, a instituição oferece, gratuitamente, oficinas livres a crianças, adolescentes e adultos de qualquer cidade do Estado ou do país. Também possui cursos gratuitos de qualificação profissional em teatro e em dança.

Escola de Teatro, Dança e Música FAFI

Marcos Salles

Dançarino levantando dançarina

O prédio onde funciona a FAFI foi projetado pelo arquiteto tcheco Joseph Pitilik e inaugurado em 1926, recebendo diversas ocupações. O golpe militar em 1964 traria à FAFI uma nova história. Parte do seu espaço foi utilizado como depósito dos livros subversivos apreendidos na própria universidade.

Em 1982 foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura e em 1992 começou a funcionar como  Escola de Artes oferecendo oficinas em áreas artísticas. Transformada em Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música oferece cursos de teatro e dança e mantém uma programação cultural ativa.





 

Onde fica

Av. Jerônimo Monteiro, 656 – Centro Histórico, Vitória - ES

Atualmente, a sede da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi está em obras de restauro e reforma do prédio histórico.

A escola está funcionando em uma sede temporária rua Coutinho Mascarenhas, nº 36, praça Ubaldo Ramalhete, no Centro - Ver no mapa

Funcionamento: das 8 às 21 horas

Telefones: 3381-6921/ 3381-6922

Última atualização em 22/05/2017

Voltar para o topo

Conheça os cursos e oficinais oferecidos pela Fafi

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi tem se dedicado à promoção e à difusão cultural, oferecendo cursos regulares gratuitos de qualificação profissional em artes dramáticas e em dança e oficinas livres para crianças, adolescentes e adultos. São eles:

Oficinas Livres

As oficinas permitem a aproximação dos participantes com o universo cultural e artístico e são momentos de estímulo à criatividade. São ofertadas semestralmente, e as inscrições são abertas duas vezes por ano, seguindo os semestres letivos.

A maioria acontece aos sábados. A oferta varia conforme o semestre, sendo estas algumas opções de oficinas: o ator e a máscara, máscara para atores, crítica teatral, figurino, cenografia, produção, direção, maquiagem, consciência do movimento para terceira idade, dança contemporânea, balé, dança de salão, jogos dramáticos, iniciação teatral, preparatório para qualificação teatral, técnica circense, teatro para terceira idade, teatro brasileiro, construção de personagens (ator e formas animadas), teatro para professores e oralidade e educação vocal para professores, cavaquinho, violão e percussão.

A área de Música oferece oficinas de violão, cavaquinho, saxofone, flauta transversa, musicalização, violino e teoria musical.

Curso Técnico em Arte Dramática

O Curso Técnico em Arte Dramática tem duração de dois anos, com aulas de segunda a sexta-feira à noite. Para se matricular o aluno deve ter idade mínima de 16 anos, precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Ao final do curso é expedido certificado de Técnico em Arte Dramática.

Curso Básico em Dança

Destinado aos alunos a partir de oito anos de idade. O Curso Básico em Dança dura cinco anos e conta com duas opções de horário: matutino e vespertino. As aulas ocorrem de segunda a sexta. Ao final, os estudantes participam de um novo processo seletivo para admissão no curso Técnico em Dança.

Curso Técnico em Dança

O aluno frequenta o curso por dois anos. O curso é realizado de segunda a sexta, no período noturno. Ele precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Ao final, com o curso concluído, o aluno recebe o certificado de Técnico em Dança.

Última atualização em 21/07/2014

Voltar para o topo

Acesse aqui as fichas de inscrição para oficinas e cursos da Fafi

Elizabeth Nader

Encerramento das oficinas de dança na FAFI

Para se inscrever nas oficinas ou nos cursos de qualificação profissional, o candidato deve apresentar uma foto 3X4, a cópia da Certidão de Nascimento (para crianças) ou da Carteira de Identidade (para jovens e adultos) e ainda o comprovante de escolaridade. Além disso, à época, deverão ser atendidos os pré-requisitos divulgados para acesso às inscrições.

A Fafi oferece oficinas gratuitas de Música (Violão, Cavaquinho, Saxofone, Flauta Transversa, Violino, Musicalização Infantil e Musicalização para Terceira Idade), Teatro (Iniciação Teatral, Jogos Dramáticos, Oficina Teatral para a Terceira Idade, Ginástica Respiratória, Introdução ao Melodrama, Dança para Atores e Iniciação Teatral Avançado) e Dança (Iniciação à Dança Clássica, Iniciação à Dança Contemporânea, Consciência Corporal para a Terceira Idade, Dança Afro, Capoeira, Preparatório para Curso Básico de Dança, Preparatório para Curso Técnico em Dança e Dança de Salão).

A escola também ministra cursos técnicos de Arte Dramática e de Dança, com duração de dois anos, ministrados no turno noturno. São 60 vagas, 30 para cada curso, com carga horária de 600 horas anuais e aulas de segunda a sexta-feira, das 18h50 às 22 horas.

Última atualização em 12/03/2015

Voltar para o topo

Fale com os profissionais da Fafi

Gerente da Fafi

Zila Nascimento Oliveira
Telefone: (27) 3381- 6921

Coordenador de Teatro

Edson Nascimento
Telefone: (27) 3381-6922

Coordenador de Dança

Nerdim Montenegro Alvarez
Telefone: (27) 3381-6922

Coordenador de Música

Vinicius Barbosa Finco
Telefone: (27) 3381-6922

Coordenadora Pedagógica

Solange Maria Hoffman
Telefone: (27) 3381-6922

Última atualização em 28/09/2015

Voltar para o topo

Prédio que abriga a Fafi, no Centro da capital, foi inaugurado em 1926

Arquivo PMV

Fachada da FAFI, avenida Jerônimo Monteiro

No coração da Ilha de Vitória, a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi contribui no processo de revitalização do Centro. Funciona num edifício projetado pelo arquiteto tcheco-eslovaco Josef Pitlik, construído no governo de Florentino Avidos (1924-1928) e inaugurado em 1926, durante o Oitavo Congresso Brasileiro de Geografia.

No decorrer dos anos, o prédio foi cenário de diversas atividades. Após a inauguração, tornou-se ambiente do Grupo Escolar Gomes Cardim. Em 1948, com a anexação do grupo escolar à escola Normal Pedro II, passou a abrigar o Colégio Estadual, que ali permaneceu até 1958, quando a escola foi transferida para o Morro do Forte São João.

Pouco tempo depois, surgia a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, origem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Devido à importância sociocultural da faculdade, o prédio, antes conhecido por Gomes Cardim, passou a ser chamado Fafi, a sigla da instituição. A criação da Ufes em 1954 e sua federalização em 1961 tornaram o edifício patrimônio do Governo Federal.

Tombamento

Veio o Regime Militar. Uma das salas foi transformada em depósito de livros considerados subversivos apreendidos no diretório Acadêmico do Centro Biomédico da Ufes. Em 1971, a parte da Universidade que funcionava na Fafi foi transferida para o campus de Goiabeiras. A edificação foi também sede do Serviço de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Espirito Santo até 1976, quando é totalmente fechada.

O prédio teve seu tombamento determinado em 1982. Cinco anos mais tarde, a Prefeitura de Vitória o adquiriu. Em 25 de janeiro de 1992, as portas foram reabertas e foram iniciadas no local as atividades da Escola de Artes Fafi, sendo oferecidas oficinas de curta duração em diversas áreas artísticas, como teatro, fotografia, dança e cinema.

Em março de 1998, a Fafi se transformou em uma escola de qualificação profissional em teatro e dança, formando, em dezembro de 1999, suas duas primeiras turmas nessas áreas. Em 2010, a Prefeitura de Vitória incorporou a área de Música à escola. Em setembro de 2012, foi publicado o Decreto Municipal 15.486, que instituiu a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, vinculada à estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Onde fica

Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro - Ver no mapa

Última atualização em 22/12/2016

Voltar para o topo

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000

Versão clássica