Publicada em 20/11/2018, às 14h47 | Atualizada em 20/11/2018, às 19h13

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi

Alunos aprendem sobre diversidade racial no Dia da Consciência Negra


Júlia Bolsanelo/Divulgação
Dia da Consciência Negra
Apresentação de dança sobre diversidade racial marcou o Dia da Consciência Negra na Emef Aristóbulo Barbosa Leão
Júlia Bolsanelo/Divulgação
Dia da Consciência Negra
"Temos que mostrar para nossos estudantes a importância de respeitar o próximo, independente de cor ou condições sociais", disse Adriana Sperandio

Nesta terça-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data é voltada para valorizar a cultura africana e também para acabar de vez com o preconceito racial, e os alunos da rede municipal de ensino também abraçaram a causa.

No mesmo dia em que acontece o Dia Mundial da Criança, que é uma parceria da Prefeitura de Vitória com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estudantes, técnicos, gestores e educadores assistiram a uma apresentação cultural da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef)/Educação de Jovens e Adultos (EJA) Admardo Serafim de Oliveira que abordou a temática da diversidade racial, na Emef Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira. 

"Não podemos deixar que o Dia da Consciência Negra passe em branco. Não podemos deixar de trabalhar o assunto em sala de aula, mostrar para nossos estudantes a importância de respeitar o próximo, independente de cor ou condições sociais. Temos que alimentar os sonhos das nossas crianças, que, muitas das vezes, ficam escondidos por causa do medo do preconceito que, infelizmente, ainda é tão presente em nossa sociedade", pontuou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

"O trabalho de consciência negra precisa estar presente no dia a dia das unidades de ensino. Precisamos trabalhar a mesma como um projeto político-pedagógico, destacando a cultura, a história e a identidade negra para que as pessoas se vejam nas histórias infantis e em outras representatividades da cultura negra. E o mais importante: que a data seja uma forma de trazer visibilidade ao povo negro", destacou Sarita Faustino dos Santos, que atua na Comissão de Estudos Afrobrasileiros da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde voltou para sua terra natal e se tornou líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. 

Oficina

Como parte da programação do Dia Mundial da Criança, os alunos também participaram da oficina "O que propomos para fortalecer a participação dos estudantes na gestão de nossa cidade?", na Emef Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira. Eles se reuniram em ciclos para refletir sobre a importância do envolvimento do aluno na gestão escolar.

Júlia Bolsanelo/Divulgação
Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra também contou com ação do Dia Mundial da Infância
Júlia Bolsanelo/Divulgação
Dia da Consciência Negra
Gestores da PMV atuam para disseminar a cultura negra na rede municipal de ensino
Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 - Protocolo Geral
(Atendimento ao público de 08 às 17 horas)